Seguidores

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

INFORMAÇÕES TIRADAS DO LIVRO DE ANTONIO AMAURY


Por Fernanda Cecília

Lampião e seu bando saquearam as pequenas cidades de Apodi e Gavião do Estado do Rio Grande do Norte, em Maio de 1927, além de saquear o comércio e as residências, Lampião colocou os produtos dos saques a disposição da população mais carente, logo depois ele iria adentrar em Mossoró. Essa não foi a primeira vez, que os saques foram doados a população. Desde esse ano isso se tornou costume no bando de Lampião.

Em 1929, na Bahia, Lampião e seu bando executaram 7 soldados de joelhos a punhaladas ou tiros sem chances de defesas, um dos soldados chegou a desafiá-lo pedindo uma arma para lutar em pé de igualdade, mas foi executado como os 7.

De acordo com o Dr. António Amaury, execuções como essa nunca havia ocorrido antes, e não se sabe dos motivos que o levaram a tal atitude de destempero.

Já no mesmo ano que ocorreu o massacre em Queimadas, antes dos acontecimentos do mesmo, o bando de Lampião efetuou um "saque elegante" na cidade de Nossa Senhora das Dores, vendo muitas moças belas os cangaceiros pensaram em fazer um baile, mas não ocorreu porque o escrivão da cidade, "Corrêa" pai de cinco moças solicitou a gentileza a Lampião para que as moças ficassem de fora, o cangaceiro interpretalo determinou que não haveria dança por ali. Os moradores locais ficam surpresos com ascendência de Lampião sobre os comandados. Depois passeou pela cidade acompanhado pelo povo que reparava nele.

Já no mesmo período, Lampião e seus homens saquearam a cidade rival Capela, no mesmo modo da cidade anterior, como um saque elegante. Nisso os cangaceiros buscam se esconder na estação de trem da cidade, se aproximava daí um trem vindo da capital, quando houve o desembarque dos passageiros, um soldado foi interpelado pelo cangaceiro, que perguntou se ele era da Bahia ou não. Por sorte o soldado era de Aracaju. Ao ser liberado por Lampião este ainda fez ser acompanhado por um de seus companheiros, com o intuito de que os outros cangaceiros não atacassem o soldado.

Informações tiradas do Livro de Antônio Amaury.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário