Seguidores

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

CASA DE TAIPA

Clerisvaldo B. Chagas, 21 de novembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.219

(BLOG: FOTOS E FATOS DA CAATINGA).
Casa de taipa no Brasil está em todas as regiões com variações de nomes. Seu formato é coisa antiga da África, do Oriente e mesmo da Europa. Mas estamos apresentando a residência rude do nosso sertão nordestino, com suas peculiaridades. A casa de taipa é mais comum na zona rural, principalmente feita por pessoas de baixíssimo poder aquisitivo. Sua construção artesanal tem a sua eficiência diretamente ligada as habilidades do seu construtor. Pode ser erguida com o próprio barro do local, podendo também ser transportado em carro de bois. Primeiro se faz um entrançado de varas e outras madeiras. Varas verticais, varas horizontais que formam uma espécie de gaiola. Quando a parte de madeira se encontra apta, vem à parte do barro, molhado, mexido e até pisados por muitos em dança de coco de roda.
O mestre vai jogando com a mão o barro no entrançado da madeira, enquanto os convidados bebem, dançam e cantam o coco misturando o barro com os pés, ao som de instrumentos musicais  como o pandeiro e a “peneira”. Esse ritual recebe o nome de “Tapagem de Casa”. Um cantor ou uma cantora canta o coco, geralmente improvisado. Depois o teto é coberto com palha de coqueiro (mais comum nos litorais) ou telhas. As paredes, após o serviço, podem ficar perfeitas ou não, dependendo do mestre construtor. Muitas casas surgem com rachaduras onde insetos e roedores costumam se esconder, como o barbeiro transmissor da doença de Chagas. Entretanto as paredes podem receber acabamento e até reboco semelhante às casas de alvenaria.
Muitas cidades do sertão nordestino têm em suas ruas casas importantes feitas de taipas com reboco que de longe não demonstram suas origens.
Mesmo com programas governamentais para substituir essa modalidade de construção, a casa de taipa nunca foi erradicada totalmente desse Brasil, velho de guerra.
Os costumes vão desaparecendo com a evolução, mas aqui, acolá, pode surgir um convite ao amigo para uma Tapagem de Casa.
E haja coco de roda, namoro suado e cachaça “rinchona”!

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/11/casa-de-taipa.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário