Seguidores

sábado, 29 de fevereiro de 2020

UM IMPORTANTE PERSONAGEM DA HISTÓRIA CANGACEIRA...


Por Geraldo Júnior

... cuja história foi pouco explorada e que ainda carece de maiores estudos sobre a sua vasta trajetória de valentia e crimes.

Mané Velho ou "Antônio de Jacó", como assim era conhecido durante o tempo em que esteve ingressado nas Forças Policiais volantes, foi um soldado que se destacou devido a sua valentia e fúria descomunal. Autor de inúmeras mortes, incluindo as mortes de duas de suas mulheres (Cidália na Bahia e Maria Bosco da Silva em São Paulo), além de sua própria filha... Jovina Marques da Silva, morta juntamente com sua mãe (Maria Bosco da Silva) em emboscada praticada à mando de Mané Velho, tendo como autor do crime Josafá Marques da Silva, irmão-paterno de Mané Velho.

Em Angico, Mané Velho teve papel de destaque durante o combate e foi o autor da morte do cangaceiro Luiz Pedro, apontado como um dos cangaceiros mais ricos do bando e homem de extrema confiança de Lampião. Um fato curioso e de extrema selvageria aconteceu quando Mané Velho, após matar Luiz Pedro, para não perder tempo, decepou suas mãos e as levou em seu bornal para posteriormente retirar os anéis dos dedos do cangaceiro.

Um personagem que escreveu seu nome para sempre nas páginas da história cangaceira por conta de sua valentia, sede de vingança e fúria insaciável.

No documentário "MANÉ VELHO - A FERA DE ANGICO o escritor e pesquisador Luiz Ruben F. A. Bonfim falará um pouco a respeito da vida desse polêmico e ainda pouco explorado personagem histórico.

Logo mais no canal (YouTube)... CANGAÇOLOGIA.

Geraldo Antônio De Souza Júnior


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário