Seguidores

sexta-feira, 13 de março de 2020

SEU TECA DA RISADA, UM DOS TRONCOS DOS EMÍDIO, PARTIU


Por Manoel Belarmino

A Risada, o lugar sorriso de Poço Redondo, na tarde de hoje, parou de sorrir. Um dos troncos dos Emídio partiu. O senhor João Alves de Souza, o Seu Teca da Risada, teve que partir.

Seu Teca nasceu e cresceu nas terras da comunidade Risada. De família numerosa, dos Emídio. Os Emídio de Souza da Risada contribuíram, com honra e muito trabalho, com a formação histórica e política do povo de Poço Redondo. Já naquela primeira eleição, quando da Emancipação Política de Poço Redondo, em 1954, para prefeito e para a composição da Câmara Municipal, lá estava um Emídio. Era eleito e dignamente empossado o vereador João Emídio de Souza, tio de seu Teca.

Os Emídio são homens e mulheres de luta, trabalhadores, vaqueiros, caatingueiros. Gente de sorriso fácil. Daí o nome Risada. As risadas do povo da Risada deu nome ao lugar.

Risada do vereador João Emídio de Souza, de Antônio Emídio de Souza e de Dona Bernadina. Risada das risadas do seu povo, que mesmo na labuta da caatinga, na estiagem, sempre viveram e vivem sorrindo.

Mas a Risada hoje e amanhã não vai sorrir; está entristecida. Está sentindo a partida de um ente querido. A despedida de um Emídio de valor. A despedida de Seu Teca da Risada.

Seu sepultamento, certamente será nesta sexta-feira, dia 13 de março, no Cemitério Histórico da Risada, ali nas margens do Rio Jacaré, entre os ramos verdes das caatingueiras da sua terra amada Risada.

Meus sentimentos aos parentes e a todo o povo da Risada.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário