Seguidores

sábado, 8 de agosto de 2020

A SEGUNDA GRANDE GUERRA

Do acervo do Beto Rueda

8 de Agosto de 1942

Neste dia o famoso piloto japonês Saburo Sakai, um dos maiores ases japoneses, sofria um grave ferimento na cabeça enquanto voava sobre Rabaul, na Papua Nova Guiné, no Pacífico.

Sakai pilotava um caça A6M Zero quando atacou e derrubou um Grumman F4F Wildcat, mas imediatamente a seguir foi atingido por um bombardeiro de mergulho SBD-3 Dauntless.

Os estilhaços e fragmentos dos disparos resultaram em graves ferimentos na cabeça que tiveram como consequência a perda da visão em um dos olhos.

Gravemente ferido e com o seu caça seriamente danificado, Sakai conseguiu retornar em segurança para a sua base em Rabaul, pousando sem incidentes.

Apesar dos seus ferimentos, insistiu em fazer o relatório da missão ao seu superior e só então aceitou ser visto por um médico.

Na fotografia superior direita vemos Sakai fazendo o relatório da sua missão antes de ser atendido.

É considerado o maior ás japonês sobrevivente do Teatro do Pacífico na 2ª Guerra Mundial tendo lutado em praticamente todas as frentes, com um total de 64 aeronaves abatidas em mais de 200 missões de combate.

Escreveu suas memórias no livro intitulado Samurai (A História de um Kamikaze), deu muitas palestras motivadoras em empresas e escolas durante os anos difíceis do pós-guerra. Anos mais tarde visitaria os Estados Unidos onde se reuniu com seus antigos adversários, incluindo o artilheiro de cauda, que o havia ferido. Em 2000, Sakai trabalhou consultor para o popular jogo de computador Combat Flight Simulator 2 .

Saburo Sakai faleceu na estação aeronaval de Atsugi em 22 de Setembro de 2000 aos 84 anos.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário