Seguidores

sábado, 8 de agosto de 2020

O ADEUS AO REI LUIZ GONZAGA


Por José João Souza

A exatos 31 anos atrás, naquele 02 de agosto de 1989 as 5:15 da manhã, o Rei Luiz Gonzaga do Nascimento nós deixava, e iria entra para a vida eterna. “Morre o homem e fica o nome, e o nome dele ficou” neste vídeo está todos os detalhes daquele dia triste para a música popular brasileira e mais triste ainda para os Nordestinos de todo o mundo, que se despediam do seu rei, o rei que deu voz a um povo que nunca avia tido espaço, povo sofrido, batalhador e além de tudo forte.

Imagens fortes, tristes, mais que deixam claro o amor que o povo nordestino tem pelo rei, o Recife parou e o Nordeste entrou em luto, podem notar que até o repórter em determinado momento sé emociona muito na saída do caixão para o carro do corpo de bombeiros. Luiz Gonzaga lutou durante seis anos contra um câncer de próstata. No dia 21 de junho de 1989, foi internado no Recife, no Hospital Santa Joana, já bastante debilitado. No dia 2 de agosto de 1989 faleceu vítima de uma parada cardíaca.

A Missa foi Celebrada pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na cidade do Recife.

Depoimentos: Reginaldo Rossi, Genival Lacerda, Alcymar Monteiro e Gonzaguinha.

Entre 1951 e 1952 a marca Colírio Moura Brasil celebrou um contrato de teor promocional com o cantor, custeando-lhe uma excursão por todo o país, fato este registrado por Gilberto Gil.

De 1946 a 1955 foi o artista que mais vendeu discos no Brasil, somando quase 200 gravados e mais de 80 milhões de cópias vendidas. Foi o cantor e músico e também o primeiro a fazer uma turnê pelo Brasil. Antes dele, os artistas não saíam do eixo Rio-SP. Gonzagão gostava mesmo era do showbiz: viajar, fazer shows e tocar para plateias do interior."

O Rei do Baião gravou 627 músicas em 266 discos: 53 músicas de sua autoria, 243 de sua autoria com parceiros e 331 de outros compositores.

Ganhou 4 discos de Ouro e 1 de Platina.

1 – LP 1975 – Asa branca
2- LP 1984 – Danado de Bom
3 – LP 1986 – Forró de Cabo a Rabo; 2 Ouro e 1 Platina.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário