Seguidores

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

O CANGACEIRO "MENINO DE OURO".

 Por José Mendes Pereira

Menino de Ouro é o nº 25 e sua foto está com um círculo

Não sou um grande conhecedor do cangaço e muito menos querer ser, sou apenas um estudante que muito erra, aqui acolá acerta, mas acho que o pesquisador e historiador Dr. Antonio Amaury tem suas razões sobre o cangaceiro Menino de Ouro.

O pesquisador Geraldo Júnior disse: “Segundo o pesquisador/escritor Antônio Amaury Corrêa de Araújo, “Menino de Ouro” não foi o cangaceiro que foi morto nessa ocasião (referindo-se após a saída da frustrada tentativa de assalto à Mossoró), e que inclusive esteve pessoalmente com ele há algumas décadas atrás”. - https://www.facebook.com/groups/ocangaco/?ref=ts&fref=ts

Escritor Antonio Amaury

Dona Francisca da Silva Tavares é a viúva de Antonio Luiz Tavares, o cangaceiro Asa Branca, a segunda esposa do mesmo. 


Asa Branca nasceu no dia 10 de janeiro de 1902 e faleceu de problemas cardíacos em Mossoró, no dia 02 de novembro de 1981, sendo que os seus restos mortais repousam no Cemitério São Sebastião em Mossoró, aos fundos do túmulo de José Leite de Santana, o ex-cangaceiro Jararaca.

Francisca da Silva Tavares viúva do cangaceiro Asa Branca

Dona Francisca reside aqui em Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte, e sempre que eu tenho um tempinho, a visito em sua casa. Excelente senhora, educada e muito simpática.

Foi me contado por ela o que segue, mas não sei se for preciso, se ela continuará contando do jeito que me contou em sua casa, porque as pessoas às vezes mudam os seus depoimentos, mas certo dia, acho que já se foram 14 anos quando ela me falou o seguinte:

Quando ela morava em Macaíba, no Estado do Rio Grande do Norte, 41 min (29,0 km) da capital Natal, segundo ela, o ex-cangaceiro “Menino de Ouro” morava vizinho à sua casa, e muito ajudou ao casal criar seus filhos, pois eles estavam em dificuldades financeiras, e como ele não tinha família, isto é, filhos, o que ele adquiria referente a alimentos, sempre levava para sua casa, no intuito de ajudar o “Asa Branca” sustentar a sua família.

Perguntei se quando eles saíram da cidade de Macaíba se o cangaceiro “Menino de Ouro” havia ficado lá. Ela disse que ele ficou morando lá, mas não soube mais o seu destino. Esta foi a informação que foi dada por ela sobre o cangaceiro “Menino de Ouro".

CANGACEIRO MENINO DE OURO E ANTÔNIO DA PIÇARRA.

Ex. cangaceiro Oliveira, conhecido também como Menino de Ouro ou Alagoano e o famoso coiteiro de Lampião Antônio da Piçarra. Fonte: LUCETTI, Hilário. Histórias do cangaço. Crato: Gráfica Encaixe, 2001. 
Foto do acervo do pesquisador do cangaço Beto Rueda.

Na literatura lampiônica existe uma certa dúvida em relação ao cangaceiro "Menino de Ouro", se foi ele ou não que morreu entre Limoeiro do Norte e Mossoró. Alguns acreditam que foi ele que morreu ali, quando da tentativa de assalto à cidade de Mossoró feita pelo cangaceiro Lampião e seu bando, tendo ele sido alvejado no momento da refrega e ao sair de Mossoró às carreiras, e como estava com grave ferimento, ao chegar à margem da antiga estrada do cajueiro que liga Limoeiro à Mossoró, foi  assassinado por um dos seus companheiros, já que ele não tinha mais condição de seguir viagem com os companheiros do bando do capitão Lampião. O assassinato foi em terras do Ceará.

Professor, escritor advogado e Pesquisador Honório de Medeiros

Honório de Medeiros diz em seu artigo, basta conferir clicando no link abaixo: "Originariamente, percebe-se facilmente, a cruz estava plantada diretamente no solo calcário. Hoje, inclusive, existe uma pequena cavidade por trás da cruz, construída com tijolos, talvez para receber velas...!" http://cariricangaco.blogspot.com/2013/12/a-morte-do-cangaceiro-uma-cruz-beira-do.html

Cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira. Ao centro dona Francisca da Silva Tavares e o poeta, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano Kydelmir Dantas. Foto feita em sua residência em uma visita que nós fizemos à dona Francisca da Silva Tavares em Mossoró no ano de 2012.

Mais ou menos no ano de 2010 Dona Francisca da Silva Tavares viúva do ex-cangaceiro Asa Branca me falou em sua residência em Mossoró que "Menino de Ouro" morou algum tempo em Macaíba no Estado do Rio Grande do Norte, próximo à sua residência. 

O cangaceiro não tinha família, segundo dona Francisca, e em situações difíceis, sendo ele ex-comparsa do cangaceiro "Asa Branca" no crime, e amigos, o facínora "Menino de Ouro" tudo que ganhava dividia com o "Asa Branca" a feira e dinheiro para que ele desse de comer à  sua família. Ela  me revelou isto em sua casa, o que o ex-cangaceiro havia feito de bom para o casal e para todos os seus filhos. 

Antônio Luiz Tavares o ex-cangaceiro Asa Branca.

Dona Francisca me falou ainda que, se o ex-cangaceiro "Menino de Ouro" não morasse por lá, isto é, em Macaíba, o casal e seus filhos teriam passado muita necessidade, porque o salário que o "Asa Branca" ganhava não dava para sustentá-los. Isto eu ouvi da viúva do "Asa Branca" certo dia em sua casa. Dona Francisca não me disse quem teria chegado primeiro em Macaíba, se foi o "Asa Branca" ou se foi o cangaceiro "Menino de Ouro".

Neste momento não dará certo para eu apresentar esta foto do cangaceiro a ela, mas se eu escapar desta tal de coronavírus e dona Francisca também, quando passar todo esse movimento triste que a humanidade está passando, vou mandar revelar esta foto e ver se dona Francisca tem condições, mesmo com longos anos passados, de reconhecer este senhor como sendo "Menino de Ouro", que morava em Macaíba perto do seu companherio de desordens Antonio Luiz Tavares o Asa Branca, também cangaceiro de Lampião. 

Uma observação: O cangaceiro que morreu próximo a Limoeiro do Norte com certeza ainda era muito jovem.

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário