Seguidores

domingo, 9 de novembro de 2025

TENENTE JOÃO BEZERRA CAPTURA INACINHA GRAVIDA E BALEADA NAS NADEGAS APÓS TIROTEIO COM O GRUPO DO CANGACEIRO GATO.

 Por Guilherme Machado Historiador Historiador

Foi no dia 26 do mês de setembro, do ano de 1936, a força alagoana, comandada pelo tente João Bezerra Na Fazenda Picos, cerca o bando do temido Gato. Nessa peleja Inacinha seria ferida com um tiro nas nádegas, que iria atravessar-lhe a barriga no ventre ela trazia a sua cria.



Grávida de oito meses o companheiro tenta socorrê-la mais Inacinha não consegue fugir, e logo é pega pelo tente João Bezerra e foi levada pela volante, para Pedra de Delmiro, e logo em seguida fora encaminhada à cidade de Piranhas, e ela com bastante medo de perder o filho que trazia em suas entranhas.

Gato e Inacinha.

Santílio fica desnorteado, Sabendo que sua amada havia sido capturada, O Gato vira leão, e sai rugindo pelo sertão, feito fera acuada, desceu-lhe então uma terrível ira somada com todas as que já tinha, O ódio tomou conta do sanguinário cangaceiro.
Que saiu feito uma besta fera matando quem encontrasse pela frente, nada era capaz de detê-lo. Chegando em Piranhas sem raciocinar nem com tempo para articular um ataque. Encontrou na vila resistência, Os moradores já estavam todos armados temendo o pior, sabiam da frieza do cangaceiro que enfurecido, seria bem maior. Feito bicho irracional, Gato na tentativa de salvar sua companheira leva um tiro q lhe acerta em cheio, era chegada a hora da sua sentença, morreu após dois dias de agonia.
Nessa mesma ocasião sua amada seguia presa, mais tarde sendo solta, seguiu para Santana do Ipanema onde dera luz ao seu único filho. Nele colocaria o nome de José Maria e a sua irmã, o criaria, Inacinha, não podendo assumir o papel de mãe, o batizaria e seria a sua madrinha.

Volante do Tenente João Bezerra da Silva

Ela se casaria com um soldado contratado de nome peculiar "Pé na Tábua." essa união também não durou, voltando para sua terra, Brejo do Burgo lá se casaria novamente com Estêvão Rufino Barbosa com que viveu por longos anos. Inacinha morreria anos mais tarde acometida por um câncer no ano de 1957.

https://www.facebook.com/groups/471177556686759/posts/2321353178335845/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário