Seguidores

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Confrade Alcindo Alves da Costa:

 Por: José Mendes Pereira


              Até poucos dias eu não acreditava tanto no que sempre o caipira de Poço Redondo (assim diz o senhor) insiste em dizer que o que aconteceu na madrugada de 28 de julho de 1938,  na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, a maior parte do que contaram os depoentes, tanto os policiais como os remanescentes de Lampião, não passou de uma grande mentira. 
               
Lampião

              É verdade!
              Lendo o seu texto sobre o que disse Panta de Godoy, descobri que agora ninguém sabe qual dos dois fantasiou mais o que aconteceu com Maria Bonita.

Maria Bonita

              Panta de Godoy disse aos repórteres que a matou com um tiro. O amigo Balão afirmou à Revista Realidade que Maria Bonita correu e se escondeu em baixo de uma pedra, mas logo foi encontrada, e os perseguidores a degolaram ainda viva.

O cangaceiro Balão

              Pelo meu pouco conhecimento sobre o cangaço do nordeste, e principalmente sobre o ataque aos cangaceiros na madrugada de 28 de julho de 1938, o companheiro Balão, pelo o que ele afirmou, eu entendo que  presenciou quase tudo que se passou na grota de Angicos. Aí é a onde surge uma pergunta: Teria sido o amigo Balão mais um traidor do rei Lampião?
              Pela as informações dele, eu entendo que permaneceu lá, não correu logo, ficou como um repórter que faz cobertura numa guerra, registrando tudo que se passa.
              Se os policiais aumentaram as suas declarações, mesmo assim, dá para se acreditar, não tudo, é claro, já que quem estava atacando eram eles, e continuaram vendo os rios de sangue escorrendo em busca do São Francisco.
              O que fizeram com Lampião foi bem estudado, e não foi só Pedro de Cândido como o acusam  como traidor. Eu acredito que tinha outros por traz dessa covardia.
              Se o traidor tiver sido só um, no caso Pedro de Cândido, eu acho que não foi traição, e sim livrar-se dos maus tratos.  
              Eu pergunto: Qual é o ser humano que debaixo de peia e muita peia, vendo as suas unhas sendo arrancadas, pancadas por todo corpo, pontapés e humilhações, que se nega a dizer o que os seus agressores o perguntam? Dessa maneira qualquer ser humano entregará até o Cristo ao carrasco. 

               Fonte de Pesquisa: Material do escritor Alcindo Alves da Costa.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário