Seguidores

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

HISTÓRIA - História de Piranhas, o Cangaço e a culinária

Fonte: painelnoticias.com.br

Localizada no sertão alagoano, distante 280 Km da capital Maceió, Piranhas - que antes era chamada de Tapera, surgiu no século XVIII e foi emancipada em 03 de junho de 1887. Conta-se que, num riacho da Tapera, um caboclo pescou uma grande piranha e quando chegou em casa, lembrou que tinha deixado a faca e falou para o filho: "vá ao porto da piranha e traga o meu cutelo".
Fatos marcantes fazem de Piranhas uma das cidades mais importantes do Baixo São Francisco. Em 1859 foi visitada pelo Imperador
Fonte: newsrondonia.com.br
D. Pedro II, e ganhou impulso comercial com a navegação a vapor pelo Rio São Francisco e, posteriormente, com a chegada da estrada de ferro construída pelos ingleses, no século XIX. A força policial que exterminou o grupo e o rei do cangaço Virgolino Ferreira da Silva - O Lampião, saiu de Piranhas.
Fonte: acarifotosefatos.blogspot.com
A exposição das cabeças de Lampião, Maria Bonita e de nove cangaceiros na escadaria da prefeitura, marcou o fim do maior fenômeno brasileiro: o cangaço. A cidade serviu de inspiração para o saudoso seresteiro
Altemar Dutra, bem como serviu de locação para filmes famosos como Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, e Baile Perfumado, de Lírio Ferreira.
O Cangaço
Palco de grandiosas histórias ligadas ao cangaço, Piranhas foi o ponto de partida da famosa volante comandada pelo
Ten. João Bezerra, que emboscou e matou Lampião e seu bando na Grota de Angicos em 28 de julho de 1938. O bando teve suas cabeças cortadas e exibidas nas escadarias do antigo Palácio Provincial de Piranhas, onde hoje se encontra a Prefeitura Municipal. A cidade ainda foi vítima do terror causado pela invasão de Corisco e Gato, comparsas de Lampião. Liderando seu bando, Gato veio em busca de sua mulher que, equivocadamente, havia sido dada como morta. A população reagiu e o cangaceiro tombou com um tiro certeiro em 27 de outubro de 1936.  
Culinária
Por sua localização privilegiada, às margens do Rio São Francisco, Piranhas oferece uma grande variedade de pratos à base de peixes, pitus e a tradicional feijoada de canoeiro. A culinária também apresenta pratos de inspiração sertaneja, como a galinha caipira, a carne de bode e o singular doce de coroa-de-frade, feito a partir de um cacto nativo.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário