Seguidores

segunda-feira, 12 de março de 2012

UM ADMIRADO SANGUINÁRIO

Por: José Mendes Pereira
Na madrugada de 28 de julho de 1938, mais ou menos 5;00 horas, na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, o homem que aterrorizava o nordeste brasileiro e mais procurado pelas polícias de sete Estados, Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião, foi morto pelas volantes comandadas pelo tenente João Bezerra da Silva.

http://www.terceirobpm.com.br

Há vários anos que os governos nordestinos tentavam capturar o famoso e sanguinário rei do cangaço, mas sempre fracassavam nas buscas, vez que o homem era grande estrategista; chegou a conquistar uma porção de sertanejos, no intuito de não descobrirem o seu paradeiro pelas caatingas.  
Afirmam os historiadores que o primeiro a ser morto foi o capitão Lampião. Em seguida, a sua rainha, e na sequência, nove membros tiveram suas vidas eliminadas. Lampião foi por sua inteligência amado por uns e odiado por outros, e mesmo tendo sido um homem sanguinário, tornou-se o Rei do Cangaço.
Devido questões de terras, principalmente pelo sumiço de gado miúdo, Lampião enfrentou brigas com seu vizinho, o Zé Saturnino, quando o acusava de ser o responsável pelos desaparecimentos de bodes no seu rebanho.
Zé Saturnino sendo um homem de nome na localidade, e não querendo ser desmoralizado por seu vizinho, talvez pensando que reivindicando Lampião temeria e o deixaria em paz, resolveu segurar por muito tempo esta confusão.
E as brigas foram se tornando mais amiúdo, e Virgulino um jovem destemido, e que não tinha nada a perder, desobedecendo ao seu patriarca José Ferreira da Silva, resolveu formar um minúsculo grupo de cangaceiros, incluindo no seu bando os seus irmãos. Mas quem  mais se prejudicou, sem dúvida, foi a família Ferreira, que em um confronto armado, perdeu o patriarca José Ferreira da Silva, sendo assassinado pela volante policial de Zé Lucena.
 
E agora, o que faria Lampião diante de tamanha decepção, quase vencido pela volante policial, ceifando a vida do seu pai? Não tendo outra solução, já que o pai estava morto, no mesmo ano Lampião entra para a vida do cangaço de uma vez. Como já era conhecido do Sinhô Pereira e conterrâneo, assume uma vaga no seu bando de cangaceiros, levando consigo os seus irmãos.
 
Em 1922, Sinhô Pereira anuncia a desistência do cangaço, e entrega seus homens ao novo chefe de bando de cangaceiros, o Lampião.  A partir daí, ele  vive exclusivamente de assaltos, cobrando tributos a fazendeiros ricos e entra em acordo com diversos políticos, e leva a vida escondido nas caatingas, ou saía vez por outra nos lugarejos em busca de dinheiro e alimentos para o sustento do bando.
Como levava a vida fazendo desordens, Lampião tornou-se o inimigo número um da polícia nordestina, e quanto mais era procurado, mais a sua fama se estendia por todos os Estados do Nordeste, enfrentando as maiores tropas oficiais, as quais sempre eram vencidas pelos cangaceiros.
Por falta de experiência das volantes, não sabiam agradar os sertanejos, tornaram-se mais odiadas do que os cangaceiros, vez que os facínoras sabiam muito bem conquistar os camponeses, dando esmolas, promovendo festas e tudo mais, enquanto que os policiais só faziam desordens contra mulheres, decepcionando pais de famílias, com estupros contra suas filhas. Mas para aumentar a perseguição contra o temido, tudo que os policiais faziam com os camponeses, quem levava a culpa era Lampião.
Hoje, em pleno século XXI, Lampião é, e será sempre conhecido mundialmente por suas bravuras, suas táticas, estratégias, bom comandante de cangaceiros, sua forma de vingar seus perseguidores, traidores...

Faça uma visitinha a estes blogs:

Se você não gostar, fique no Mendes e Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário