Seguidores

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Memória boêmia: O Farolito Bar

Imagem 01 - Farolito Bar, 1950.

O registro fotográfico que a imagem 01 guardou, mostra o lado boêmio da cidade de Mossoró-RN, nos idos da década de 50 do Século XX. As pessoas que foram identificadas nesta foto são: 1. Renato Costa, (1917-1976), o fundador da Rádio Difusora de Mossoró-RN, 2. Raimundo (Bibiu) Gurgel, sócio-proprietário da Casa Bancária S. Gurgel, e ao lado direito do número 2, o fotógrafo Manuelito Pereira (1910-1980).

As pessoas estão reunidas em torno da mesa do bar, o Farolito Bar, ponto de encontro dos homens de negócio da sociedade local, cujo endereço era na R. Cel. Vicente Sabóia, conforme informado pelo site de origem desta imagem, o Azougue. É provável que estivessem a comemorar uma data significativa, considerando que estão usando trajes formais e brindando com taças para espumante.

Imagem 02 - Praça Vigario Antonio Joaquim - 1937

Raimundo Soares de Brito, (1920), nas obras referenciadas, principalmente em Páginas Arrancadas (memórias), traça pinceladas, de forma nostálgica, sobre a estória deste bar, seus donos, seus clientes que fazem parte da história local. Em suas mesas negócios foram feitos, segredos revelados, campanhas políticas discutidas, decisões tomadas, enfim, a história era realizada.

Em primeiro lugar, o local de funcionamento deste bar, nas décadas de 40 e 50 do século passado,  era na Praça Vigário Antonio Joaquim, na porta térrea do prédio de Delfino Freire que corresponde ao casarão de dois pisos, o primeiro à esquerda da imagem 02.

Este chalé, no final da década de 50, desapareceu dando lugar ao Esperança Palace Hotel, o primeiro hotel de luxo da cidade. E no espaço onde havia o bar, após a inauguração do hotel na década de 60 do mencionado século, passou a funcionar uma lanchonete intitulada o Skinão, que segundo o autor, era um ponto chique de encontro da juventude local da época. Um dos proprietários do Farolito foi justamente o referido autor, quando de suas investidas no ramo do comércio, que aliás, também, foi proprietário do bar-café, O Botijinha, que será objeto de uma futura postagem.

Posteriormente, o Farolito Bar passou a ser propriedade de Francisco Medeiros Cunha, o popular Medeirinho Cunha, (1916-1975), natural de Augusto Severo atual Campo Grande, radicado em Mossoró por longos anos, exerceu a profissão de fotógrafo e proprietário do Foto Íris. Conforme Raimundo Soares de Brito, "era um profissional de bastante conceito, era fino na maneira de tratar as pessoas. Tinha muito bom gosto tanto na maneira de vestir quanto na escolha de seus equipamentos, máquinas, flashes e ampliadores ..".

Medeiros Cunha foi homenageado como patrono de rua, no Conjunto Abolição III, conforme Decreto de 05/03/1979.  

Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Télescope.Fontes: BRITO, Raimundo Soares de., (1920). Páginas Arrancadas, Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, abril de 2010, e,  Ruas e Patronos de Mossoró (Dicionário), Vols I e II, Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, setembro de 2003; Provável autoria da  imagem 02: Manuelito Pereira, 1910-1980; Fonte dos arquivos fotográficos P&B - Site Azougue. - Índice das Matérias Publicadas em Memória Fotográfica

 http://telescope.zip.net/arch2010-07-01_2010-07-31.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário