Seguidores

domingo, 25 de maio de 2014

Serra de São Caetano, aqui no Povoado Bela Vista, Município de Serrinha-Bahia

Por Antonio José de Oliveira

Nobre historiador Clerisvaldo: 
O meu boa-tarde!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2014/05/a-lenda-do-sitio-pedra-rica.html

Quando você relata o tesouro do Sítio da Pedra Rica na sua bela Cidade de Santana do Ipanema, faz-me lembrar da nossa Serra de São Caetano, aqui no Povoado Bela Vista, Município de Serrinha-Bahia, onde provavelmente tenha havido um quilombo; quilombo esse exterminado por um Capitão-do-mato de nome JOSÉ JOAQUIM, que após o extermínio tomou posse das terras onde os escravos fugitivos implantaram seus mocambos. 

O José Joaquim, de Capitão-do-mato passou a ser assaltante de estrada, ali mesmo na fazenda (serra) que ele ganhou como recompensa, uma vez que o lucro era pouco para manter seus asseclas. Roubava os fazendeiros que transitavam na chamada Estrada Real para vender suas boiadas e negociarem com ouro. 

O ouro e o dinheiro dos negócios eram tomados pelo "Capitão". Acontece que, quando a polícia o expulsou para outras terras, ele (dizem) abandonou tudo nas grandes fendas das pedras da serra há quase 200 anos. Cremos que lá, muito bem guardados estão os ouros roubados. Resta alguém descobrir, se é que existem.

Abraços,
Antonio José de Oliveira
Pesquisador do cangaço
Povoado Bela Vista
Serrinha-Bahia
E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br


http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo18:11:00

    Caro pesquisador Mendes, por incrível que pareça, enquanto você com a agilidade de um avião SUPERSÔNICO, postava minhas palavras dirigidas ao Historiador Clerisvaldo, estava eu redigindo dois textos para brevemente enviar-lhe.
    Grato e muito grato, especialmente pelos olhos de águia dos quais você é portador.
    Abraços,
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir