Seguidores

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Hagahús Araújo

Sinhô Pereira e Luiz Padre

Hagahús Araújo político com passagem por vários cargos eletivos e executivos em Goiás e Tocantins, Hagahús Araújo foi prefeito, deputado estadual, deputado federal e secretário de Estado. Em todas as funções, exerceu sua missão de educador levando cidadania a jovens carentes. A voz calma e a preocupação com as causas sociais, porém, escondem uma herança de lutas. O bisavô paterno Andrelino Pereira da Silva, o Barão de Pajeú, foi um dos mais influentes e poderosos políticos pernambucanos.

Hagahús Araújo é filho de Luís Pereira da Silva, o neto do barão, que aos 16 anos recebe o pedido da mãe para vingar a morte do pai, morto numa emboscada do plano adversário.

Luís Pereira se une ao primo, Sebastião Pereira, famoso Sinhô Pereira, primo do governador Agamenon Magalhães. Sinhô tinha Lampião sob seu comando, e juntos protagonizaram uma das mais sangrentas utas entre famílias da região. Até mesmo Padre Cícero Romão Batista escreve ao pai de Hagahús aconselhando-o a deixar a guerra entre as famílias Pereira e Carvalho. E é assim que Luís Pereira vai para Goiás, casa-se com Amélia Póvoa e um pouco mais tarde encontra Sinhô. Com nomes trocados, recomeçam vida nova em Minas Gerais.

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/MEMORIA-POLITICA/162992-HAGAHUS-ARAUJO.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo21:35:00

    Pois é caro Mendes, esse é o professor Hagahús, filho do ex-cangaceiro Luiz Padre, que, creio que brevemente você relatará toda sua história de generosidade.
    Antonio Oliveira - Serrinha Bahia.

    ResponderExcluir