Seguidores

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

UMA TARDE NO POVOADO SALGADINHO COM OS FAMILIARES DA CANGACEIRA LÍDIA.

Por João de Sousa Lima

O Povoado Salgadinho guarda muitas histórias do cangaço, principalmente  por ser o local de nascimento das Cangaceiras Lídia, de Zé Baiano e de Nenê, de Luiz Pedro. Lá também residiu o maior coiteiro de Lampião em terras baianas: João Garrafinha.

Ainda reside um dos últimos remanescentes  da tradicional família "PEREIRA": O senhor Manuel Pereira.
Sábado passado, eu e Nely Conceição (filha de Moreno e Durvinha), passamos o dia com o velho patriarca e vários familiares vieram visitar  seu Manuel.  A sobrinha Liliane que há  7 anos não via os parentes, veio de São Paulo. O reencontro foi um momento marcante. Ouvimos muitas histórias de Manuel e Terto.

Restou  saudades e a esperança de um novo reencontro, o mais breve possível, de preferência degustando doces melancias.

Tânia com o cachorro "MENINO" e seu Manuel
Nely degustando uma doce melancia
Sobrinho e sobrinhas do Clã Pereira
Terto e sobrinhos









Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima

http://www.joaodesousalima.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo17:15:00

    Ótima postagem com as visitas do Escritor João de Sousa. O João também me enviou, mas só me chega o texto; as fotos não consigo passar.
    Grato Mendes,
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18:13:00

    Mendes, ao João de Sousa Lima, sempre preciso apresentar os meus parabéns pelas muitas visitas que ele faz, que servem de pesquisa de campo, logo que minhas pesquisas são bibliográficas, pois os meus 71 anos não deixam conhecer tantas Vilas e Cidades; fazendas etc. onde ocorreram as passagens dos grupos de cangaceiros nestes nossos sete estados. Agradecido caro Escritor João.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir