Seguidores

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Quando Cajazeiras enfrentou Sabino Gomes

Por José Cícero

Neste local no dia 28 de setembro de 1926 o famoso subgrupo de Cangaceiros de Lampião, sob o comando do temível cangaceiro-mor Sabino Gomes invadiu a cidade de Cajazeiras-PB.

Na época havia neste local(hoje centro da cidade) uma bucólica capelinha alusiva ao Sagrado Coração de Jesus a qual serviu de trincheira para que a população num acirrado tiroteio defendesse com bravura e destemor a boa terra do padre Rolim das sanhas dos facínoras do cangaço. 


Após horas de intenso tiroteio, os bravos defensores cajazeirenses puseram em fuga, Sabino Gomes e pouco mais de 30 cangaceiros que compunha seu grupo. Cumpre destacar que Virgulino Ferreira da Silva – o Lampião, não participou deste histórico episódio.


Tempos depois, em meados de 1936 a capelinha fora demolida para dá lugar a uma praça e um frequentado ponto de táxi em funcionamento até os dias atuais(ver fotos abaixo). 

Foi se a velha igrejinha, porém ficou eternizado no tempo e no espaço, além da memória dos cajazeirenses um dos acontecimentos mais marcantes da história desta cidade e região, no que tange ao cangaço nordestino.

# (José Cícero/Aurora-CE)
www.blogdaaurorajc.com.

José Cícero da Silva é escritor, pesquisador do cangaço e Secretário de Cultura da cidade de Aurora no Estado do Ceará.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário