Seguidores

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A casa da cangaceira Lídia Pereira


A casa da cangaceira "Lídia Pereira, companheira do cangaceiro Zé Baiano" – no Sítio Salgadinho - Paulo Afonso – no Estado da Bahia. 

Mané Moreno, Zé Baiano ao centro e Zé Sereno - eram primos entre si.

Considerada por muitos, a cangaceira mais bonita (não existe foto dela), Seu companheiro Zé baiano (o ferrador de mulheres), e, em face de tê-lo traído, foi morta por esse, a pauladas. O cangaço não admitia traições, e, a sentença era a morte.

Concita Gomes disse:


A traição era uma mancha terrível e o cangaceiro não admitia, mas entre eles havia muitas traições.

E a Francisca Alencar falou o seguinte: 


Pois é, uma pena mesmo, Luciana, pois o local poderia inclusive ser aproveitado como ponto turístico e gerar renda para o município. Diga isso para as autoridades. Ou povo insensível! 

Luciana lima  também disse:


Moro aqui em Salgadinho e fico triste de não poder fazer nada pela conservação do nosso patrimônio, pois, além de não termos apoio das autoridades, ainda rolamos conflitos de interesses entre os herdeiros destes patrimônios, fico frustrada porque na realidade são poucas as pessoas da nossa comunidade que se interessam pela nossa história.



O descaso é geral, tempos atrás numa viagem fiz um desvio considerável por Exu-PE a fim de visitar o Museu do Gonzagão e em pleno feriado prolongado o mesmo se encontrava fechado.

Sálvio Siqueira também deu sua opinião:


É inacreditável como as autoridades brasileiras cuidam do seu acervo cultural. Parabéns amigo pelas postagens.

Parte de trás da casa

Colaboração do escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima

Fonte: facebook
Página: João de Sousa Lima

Postado e ilustrado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo22:12:00

    É verdade caros companheiros da luta em preservação da história, nosso Brasil é péssimo em conservação da sua memória. Aqui em minha Terra - Serrinha sofre as mesmas deficiências: O centenário prédio da prefeitura está abandonado e caindo aos pedaços, assim como outros antigos prédios. É uma vergonha!
    Antonio José de Oliveira - Bela Vista - Serrinha -Bahia.

    ResponderExcluir