Seguidores

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Monumentos das majestades do cangaço

Por Carolina Cassola

Que o Nordeste reserva paisagens deslumbrantes ninguém duvida. Mas ainda há locais que ainda não estão tão expostos aos holofotes turísticos. E é aí que vale a pena explorá-los. O Cânion do Xingó, em Canindé de São Francisco (divisa entre Sergipe e Alagoas) é um deles.

A viagem é longa, especialmente quando se vai de van turística. O percurso reserva caminhos pedregosos e um típico cenário do semiárido. A paisagem parece sempre monótona: são 200 quilômetros de percurso, partindo da capital Aracaju. Mas parece ficar mais interessante quando, no meio do caminho, há uma primeira parada emblemática sobre a história do cangaço: trata-se de uma praça com monumentos em homenagem a Lampião e Maria Bonita. Ele foi líder do cangaço brasileiro. Ela, casada com ele e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Mais adiante, estátuas desses heróis do sertão, que foram decapitados e tiveram suas cabeças expostas no Museu Nina Rodrigues, em Salvador, até 1968.

Usina Hidrelétrica de Xingó

Ainda no caminho para Canindé de São Francisco (a 6 km da cidade), em meio ao Rio São Francisco, está localizada a Usina Hidrelétrica de Xingó entre os Estados de Alagoas e Sergipe. Construída no final dos anos 1980, é a segunda maior do país, ficando somente atrás de Itaipu.

Gruta do Talhada reserva beleza natural e esconde alguns pequenos morcegos

CHARME DA CAPITAL

A capital Aracaju tem ritmo pacato, mas boa hospitalidade. A estrutura é organizada, com quiosques, quadras, parque para crianças e um centro cultural, onde é possível passear pela feira de artesanatos. Para quem gosta de comprar lembranças típicas da região, é um prato cheio. Por falar em prato cheio, a culinária típica é outro destaque. Fazendo jus à fama nordestina dos frutos do mar, Aracaju é a terra dos caranguejos. Mas não pense que é tarefa fácil apreciá-lo nos quiosques. O bicho vem inteiro. É preciso tirar cada uma das patinhas, usar um martelinho específico para quebrá-las e aí sim, tirar a pouca carne e comê-la. A fome não pode ser grande. Você encara o desafio?

Veja toda matéria através deste link:

http://blogs.estadao.com.br/estacao-ferias-verao/tag/sergipe/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário