Seguidores

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Sinhô Pereira o homem que comandou " Lampião "


Seu nome na pia batismal deve-se ao fato de ter nascido no dia de São Sebastião, em 20 de Janeiro de 1896.

Sebastião Pereira da Silva (Sinhô Pereira) nasceu em Vila Bela, em meio a uma áspera guerra entre as famílias Pereira (a sua) e Carvalho. Foi chefe de cangaceiros, e, das suas mãos Lampião recebeu o seu bando de cangaceiros.

Sinhô Pereira foi embora para Goiás no ano de 1922 e, só voltou beber das águas límpidas e saborosas do Pajeú no ano de 1971 (mês de Junho), quando veio visitar a família em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco.


O pesquisador Voltaseca Volta disse e m sua página no facebook: - Acima, túmulo de Sinhô Pereira na cidade de Lagoa Grande - no Estado de Minas Gerais. Ele usava o nome de Chic Maranhão. Foto cortesia do escritor e pesquisador do cangaço Sousa Neto.


Continua o pesquisador Volta Seca: No detalhe, nome na placa.


Ainda o Voltaseca Volta: - Vista da cidade de Lagoa Grande no Estado de Minas Gerais.


Continua o Voltaseca Volta - Portal na entrada da cidade de Lagoa Grande, no Estado de Minas Gerais.


Voltaseca Volta – Quadro-foto, existente no museu em Serra Talhada - Cortesia do escritor e pesquisador do cangaço Sousa Neto (pesquisador – Barro – no Estado do Ceará).


Segue o pesquisador Voltaseca Volta: -  Detalhe da camisa que no dia de sua morte, o Sinhô Pereira estava vestido com ela. Acervo: Museu do Cangaço - Serra Talhada. Cortesia da foto: Sousa Neto (pesquisador do Barro – no Estado do Ceará).


Manoel Neto disse: A cidade do Goiás que ele se instalou hoje pertence ao Tocantins onde ele tem descendente, se chama Dianópolis.


Sulamita De Souza Buriti disse: Parabéns pela publicação.


Geziel Moura falou o seguinte: Segundo o excelente livro, "José Inácio do Barro", do escritor e pesquisador Sousa Neto, Sinhô Pereira fugiu em 1922 para a, então, vila de São José do Duro (GO), hoje Dianópolis ( TO), como citado acima. Logo, adotou o codinome Chico Maranhão, por motivos óbvios, da mesma forma que assim o fez Luiz Padre, que passou a se chamar Zeca Piauí.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

Postado, organizado e ilustrado por José Mendes Pereira
http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário