Seguidores

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Qual é o local e Estado desta casa no tempo do cangaço?

Por Sálvio Siqueira

Amigos(as), há mais mistérios em uma rede social do que na história do fenômeno cangaço. A enquete 'café na cama...' 'tomou doril'. Como não paramos, apesar destes 'mistérios', vamos que vamos... O cangaço quer saber: que lugar é este mostrado na foto abaixo e qual ligação teve com a história do cangaço?

Bem amigos, a enquete não precisou a casa, que como Voltaseca frisou não existe mais, não mais se trata da casa de Antônio da Piçarra. O lugar junto à árvore foi de onde partiu a volante do tenente Arlindo Rocha, já que desceram por dois caminhos na esperança de fecharem o cerco no 'bando' de Lampião, que encontrava-se acoitado nestas terras da Fazenda Piçarra.

Marcelo Alves chutou a 'pelota na trave. O amigo Jânio Oliveira, o qual a cabeça sumiu, ARREBENTOU. Parabéns.

Trata-se do local, na Fazenda Piçarra, de onde partiu a volante do tenente Arlindo Rocha no ‘faro’ do ‘bando’ de Lampião.”(...)Quase um ano após a saga do desastre da empreitada de Mossoró; Lampião se dirige com poucos homens ao cariri cearense, novamente entra em terras alencarinas pelos lados de Macapá; atual Jati; dali parte célere para um de seus coitos mais seguros: A Piçarra de "Seu Antonio"(...) 

Era o mês de Março de 1928; arranchados na parede de um barreiro da fazenda, incumbiram seu fiel amigo e protetor Antônio da Piçarra de algumas encomendas, entre elas; armas e munição, no que ficou acertado que seria entregue dentro de um dia (...). 

O destino guardava para todos esses personagens um desfecho cruel, que marcaria eternamente a relação de seu Antônio da Piçarra e o Capitão Lampião. 

A volante pernambucana de Arlindo Rocha juntamente com Manoel Neto, no encalço dos bandidos, chega à Piçarra. Não havia como evitar! Seu Antônio foi obrigado a guiar os homens de Arlindo Rocha até o coito de Lampião(...)”.

Voltaseca Volta disse: 


Marcelo Alves arrebentou a boca do balão... cabra sabido..! O Marcelo mostrou o local onde Sabino foi baleado, e morreu algum tempo depois,... Terras da Fazenda Piçarra-CE... Por seu turno; a FOTO postada pelo Sálvio Siqueira, diz respeito, também na mesma fazenda, do AÇUDE, que foi estourado, e que o grupo de Lampião/Sabino ficou às margens do mesmo, acoitado... A casa que aparece na foto, já não é mais, a ORIGINAL de Antonio da Piçarra, pois dessa, só existem os torrões dos tijolos... A ÁRVORE que aparece na FOTO INICIAL (agora, não me lembro o nome), é do tempo do episódio da morte de Sabino... ...Valeu..!



Amigos Sálvio Siqueira, Volta Seca e Jânio Oliveira:

Pelo que está sendo revelado, o local da foto é o paredão do tanque da fazenda Piçarra. Vou pegar o bonde andando. Deixem-me falar um pouco também.


Sabino Gomes - o famoso Sabino das Abóboras - estava com Lampião desde 1923. Ele se tornou o braço direito de Lampião depois que este perdeu seus dois irmãos, Livino e Antônio Ferreira. Sabino era um cabra valente, desses que não têm medo de nada. Talvez os cabras mais destemidos da história do cangaço sejam Sabino Gomes e Meia-Noite, o alagoano.
Sabino Gomes foi baleado na fazenda Piçarra, perto de Brejo Santo, no sopé da Serra do Araripe, na noite de 26 para 27 de março de 1928. 

Como já passava da meia-noite, o fato foi no dia 27. Ele foi baleado a uns 300 metros da casa do fazendeiro, o legendário Antônio da Piçarra, grande proprietário de terras, dono de engenho de rapadura, amigo do Padre Cícero. Descrevi o local assim:

"A fazenda Piçarra era passagem obrigatória dos romeiros que viajavam de Sergipe, Alagoas e Pernambuco para o Juazeiro do Padre Cícero – a estrada passava bem na frente da casa-grande, já chegando a Porteiras, ao pé da majestosa Serra do Araripe. A casa de Antônio da Piçarra era voltada para o poente. Do outro lado da estrada, numa baixada, ficava o engenho de rapadura – a casa de moagem, com os tambores, a moenda movida por juntas de bois, o grande tacho onde era feito o cozimento. Ao lado do engenho ficava o curral, e ao fundo, o partido de cana, numa várzea. À direita do curral ficava o paredão do açude. Passando por cima do paredão havia um caminho que dava para a ponta de um morro coberto de mato fechado. À direita do morro havia uma baixada, foz de um riacho, e depois dela outro morro. Lampião estava acoitado no morro da esquerda, tão perto que dava para escutar um grito na casa da fazenda." Foi aí, a meia altura do morro da esquerda, onde Sabino foi baleado, vindo a morrer poucos dias depois. A casa que aparece na foto é onde ficava o engenho de rapadura, e ao lado, o curral.

O fazendeiro Antonio da Piçarra

Hoje, a fazenda pertence ao meu amigo Vilson da Piçarra, neto de Antônio da Piçarra. O (des)governo federal está fazendo uma obra, parece-me que é uma ferrovia, e a empreiteira rasgou a fazenda ao meio, desgraçou tudo. Fazer o quê?

Para os estudiosos, antes que se acabe tudo, vão aí esses dados:

Coordenadas geográficas da casa de Antônio da Piçarra: 07º 36' 13.02" S, 39º 02' 25.08" W.
Local onde Sabino Gomes foi ferido: 07º 36' 19.15" S, 39º 02'

29.25" W.
Sabino Gomes foi enterrado na beira do Riacho do Cardoso, que separa
os municípios de Jati e Brejo Santo.

Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário