Seguidores

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PRÊMIO INSTITUÍDO REFERENTE À COLUNA QUE EXTINGUIU “LAMPIÃO”


Em 22 de Dezembro de 1939, João Bezerra da Silva recebeu do interventor federal em Alagoas, um prêmio instituído referente à coluna que extinguiu “Lampião”, assim distribuído: pelo estado de Alagoas – 5:000$000 (Cinco contos de réis), pelo estado da Bahia – 20:000$000 (Vinte contos de réis), somando ao todo 25:000$000 (Vinte e cinco contos de réis). Conforme Boletim nº 289, da Polícia Militar de Alagoas.

Após a morte de Lampião, o cangaceiro Corisco, que era natural de Água Branca/AL, assumiu o posto de vingador, mesmo não sabendo quem realmente havia informado a localização do bando. A vingança caiu sobre o vaqueiro Domingos Ventura (avô da esposa de João Bezerra) que foi assassinado pelo "Diabo Louro" e outros mais, que também foram decapitados e suas cabeças enviadas em um saco para o comandante da Volante.

Lampião e Corisco

Mais ou menos trinta dias depois do massacre de Angico, a maioria dos cangaceiros remanescentes de outros bandos já havia se rendido ou sido capturado, permanecendo na ativa apenas os grupos de (Moreno), Labareda e de Corisco, mas sem realizarem grandes ações, sendo este último morto em 25 de maio de 1940, fechando então o ciclo do cangaço no Nordeste.


http://www.terceirobpm.com.br/p/ten-joao-bezerra.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário