Seguidores

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A Praia de Tibau - 05 de Janeiro de 2015

Por Geraldo Maia do Nascimento

A palavra réveillon tem origem no verbo em frânces réveiller, que significa \"acordar\" ou \"reanimar\" (em sentido figurado). Assim, o réveillon é o despertar do novo ano. Por tradição, nos últimos dias do ano uma boa parcela da população de Mossoró migra para a praia de Tibau para passar o “Réveillon” e continua por lá durante o período de férias. E a nós, pobres cronistas da história local, não resta outra alternativa a não ser a de voltar as nossas penas para a história daquele recanto encantador, de brisa frescas e águas mornas.
               

Localizada na Região Litorânea do Médio Oeste Potiguar, o município de Tibau está a 42 Km de distância de Mossoró, na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará.
               
De onde vem o topônimo, não se sabe. Existem algumas suposições: para Gonçalves Dias, o vocábulo ty-pau significa baixa-mar. Para Teodoro Sampaio a palavra significa entre águas (entre rios). O mestre Câmara Cascudo, em seu “Nomes da Terra” – história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte, aceita a versão de Teodoro Sampaio e cita Tibau como vindo de “tipaum”, entre duas águas ou entre dois rios, que seriam os rios Mossoró e Jaguaribe.
               
A 5 de julho de 1708, o Capitão-mor do Rio Grande do Norte, Sebastião Nunes Colares concedeu uma sesmaria de 3 por uma légua, a começar do Morro do Tibau, a Gonçalo da Costa Faleiro. Em 1782, em outra data de sesmaria concedida ao Tenente-General Francisco de Souza Falcão, na Ribeira do Apodi, se faz referência às praias e morro do Tibau. É no registro dessas sesmarias que pela primeira vez aparece oficialmente o nome de Tibau para designar aquela região.
               
Henry Koster, um viajante inglês que segundo as palavras do mestre Cascudo “de pouca conversa e muito senso de observação” , fez a cavalo uma viagem de 156 léguas e meia, de Recife a Fortaleza, ida e volta, tudo observando, tudo registrando. Passou por Mossoró em dezembro de 1810, e registrou em seus apontamentos: “A volta do meio-dia passamos perto de uma choupana onde residia o vaqueiro de uma fazenda e imediatamente depois deparamos o monte de areia, chamado Tibau, junto ao qual se vê o mar.” Registrou ainda: “A nascente d´água, perto da cabana, estava esgotada mas existia outra, além do monte, dando ainda uma pequena provisão. Paramos para descansar o meio-dia numa pobre choça, erguida no alto da duna pelos moradores da fazenda, e servindo para preparar o pescado. Tinham-na construído bem no cimo, por estar completamente exposta ao vento. A descida para o mar era rápida mas não perigosa e a frouxidão do areal prevenia contra qualquer possibilidade do cavalo escorregar e rolar até em baixo”.
               
Das observações feitas durante a jornada de Recife a Fortaleza, Koster publicou um livro em Londres, no ano de 1816, com o título de “TRAVELS IN BRAZIL”, em dois volumes. Em 1917 era lançada uma segunda edição que foi traduzida para português pelo historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo e publicada pela Brasiliana, são Paulo, em 1942, com o nome de “VIAGENS AO NORDESTE DO BRASIL”. É através dessa narrativa que ficamos sabendo como era Tibau em 1810.
               
O professor Vingt-un Rosado anotou os primeiros moradores de Tibau. Segundo ele, de 1855 a 1856, adquiriram terras naquela praia Manoel Francisco Rebouças, de quem uma parte de terra viera por compra a Bernardino da Rocha Bezerra e outra por herança de Tereza Rodrigues de Jesus, Francisco da Costa Maia e Eusébio Francisco Nogueira. Já em 1877, Leonarda Maria da Rocha era moradora no Tibau, no lugar chamado Cajueiro Antigo.
               
Em 1948, o povoado chegou à condição de distrito. Em 21 de novembro de 1995, Tibau foi desmembrado de Grossos, tornando-se município do Rio Grande do Norte. Contando com uma área de 170 Km² e com um contingente populacional de aproximadamente 4.000 habitantes, é uma cidade aprazível, com forte tendência turística, que encanta a todos que a conhece. O turismo é a sua principal atividade econômica que tem como atrativo a beleza e a tranquilidade de suas praias. 

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário