Seguidores

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

OPINIÕES DE ESTUDIOSOS DO CANGAÇO SOBRE A MORTE DE LAMPIÃO

Por Geraldo Júnior

Lembrando que por mais de 20 anos Lampião foi perseguido incansavelmente pelas polícias de vários Estados, e nunca conseguiram capturá-lo. Porém no dia 28 de julho de 1938, Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros foram mortos, pegos de surpresa, e sem tempo para reação. Com base nisso o cangaço quer saber:

Qual dos motivos abaixo teria o levado a se deixar ser pego e abatido tão facilmente?

1 - Por achar o local (coito) seguro?

2 - Por estar desmotivado e pensando abandonar o cangaço?

3 - Excesso de confiança?

4 - Nenhuma das alternativa (Explique)

5 - Porque finalmente chegou o seu dia (destino).


Na minha opinião, Lampião não tinha confiança total em ninguém. Acredito que ele ficou em Angico por achar o local seguro. Ele não iria bobear sendo a raposa que ele era. Alguém passou as informações exatas, e isso foi a causa do seu fim. A polícia não iria armar um cerco tão bem estratégico sem informações tão precisas. Penso dessa forma.


A resposta é muito complexa. Pois até hoje existem divergências entre os estudiosos. Alguns afirmam que seu Pedro, coiteiro de Lampião, o traiu. Existem algumas especulações que os cangaceiros haviam bebido muito, e que em meio a sua bebida tinham inserido pólvora, o que na época era comum em fazer para deixar a pessoa "doidona", e aumentar o efeito do álcool. E ainda existe a especulação de envenenamento dos cangaceiros.

O estudioso Antonio Amaury, afirma que no dia da morte dos cangaceiros houve uma garoa, e que em meio ao frio, os cachorros podem ter se acuado às cabanas, e que por conta da garoa, não foi possível os cachorros sentirem o cheiro dos volantes. Essas são algumas especulações de muitas outras que existem. Provavelmente esse mistério nunca conseguirá ser desvendado. Assim como outros que ocorreram no cangaço, caros amigos.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário