Seguidores

sábado, 3 de outubro de 2015

IRMÃ DE LAMPIÃO LEMBRA COMO ELE VIROU CANGACEIRO - Publicado no "O Estado de S. Paulo" - 14/06/2002

Por Renata Gallo
Imagem do jornal, de Mocinha, ilustrativa da matéria.

Mocinha é a Última dos Irmãos do Bandoleiro e Relata Momentos de Dor, Angústia e Tristeza.

Enquanto os irmãos viviam pelo sertão, Maria Ferreira Queiroz, a Mocinha, morava na cidade com as irmãs. Hoje com 92 anos, é a única parente próxima de Lampião viva. Apesar do parentesco, ela não participou das inúmeras batalhas travadas pela família e pouco sabe sobre a vida do cangaço. “Ficava em casa e acompanhava as notícias de longe. Era raro Lampião aparecer”, diz.

Terceiro filho da família Ferreira, o cangaceiro foi criado pelos avós. Seu interesse pelo cangaço surgiu a partir de uma briga de família. A casa dos pais, em Serra Talhada (PE), era vizinha à de José Alves de Barros, conhecido como Saturnino. “Começou como bate-boca e passou para agressões. Foi aí que o pai de Lampião, como que adivinhando a desgraça da família, se mudou de Estado”, explica o pesquisador Antônio Amaury Corrêa de Araújo.

Por cinco anos, os Ferreira tentaram afastar-se das brigas, mas as duas mudanças de cidade acabaram por aumentar os problemas. “A desgraça foi atrás deles. Perderam a estabilidade econômica e, em 18 dias, o pai e a mãe morreram”, diz Araújo. Com a morte dos pais, os três irmãos mais velhos, incluindo Lampião, saíram de casa e se tornaram cangaceiros volantes – diferentemente dos chamados cangaceiros mansos, que viviam com a família em um endereço fixo.

Na época, mocinha tinha 10 anos, mas se recorda do grande preconceito, das dificuldades e das privações por que teve de passar. “Se ganhava um colar novo, por exemplo, tinha de me desfazer rapidamente, para não sofrer e não ver soldado dentro de casa”, diz. Para os policiais, qualquer objeto era presente de Lampião, ou seja, roubado. “Ou escondíamos ou dávamos para outra pessoa”, lembra.

Em uma dessas “vistorias”, o marido de Mocinha foi preso. Segundo Araújo, ele só não foi assassinado porque um soldado se recusou a matá-lo. Assim como a família de Lampião, todos os outros parentes dos cangaceiros sofriam represálias da polícia. A mãe de Sérgia Gomes da Silva, a Dadá, apanhou e o pai teve as unhas arrancadas.

QUERIDO - “Naquele tempo ninguém gostava de cangaceiro. Agora que ele ficou muito falado”, diz. Mesmo mais de 60 anos após sua morte, Mocinha conta que pensa “todos os dias e todas as horas” no irmão. “Ele era muito bom, tinha muita gente que gostava dele no Nordeste. Quando adoecia, os coiteiros (povo comum, protetor de cangaceiros) iam sempre ajuda-lo”, diz ela.

O grande problema, segundo Mocinha, foi que o povo e a polícia passaram a atribuir todos os crimes que aconteciam na região a Lampião. “Às vezes, estava em uma cidade distante, mas diziam que tinha sido ele que tinha cometido o crime.”

Mesmo várias décadas depois, em São Paulo, a filha de Mocinha, Valdecir, chegou a ser discriminada no trabalho. “As pessoas descobriram que eu era sobrinha de Lampião e começaram a ficar com medo de mim. Só depois de um tempo que me pediram desculpas.”

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Dona Maria Ferreira Queiroz (dona Mocinha como era chamada irmã de Virgulino Ferreira da Silva, o afamado Lampião) cangaceiro Lampião faleceu em São Paulo, na sexta-feira do dia 10 de fevereiro de 2012, aos 102 anos. De todos os irmãos de Lampião ela era a única que ainda estava viva. 

A idade de dona Mocinha sempre foi motivo de discussão entre estudiosos do cangaço. O documento de identidade da irmã de Lampião indica que ela nasceu em 8 de janeiro de 1906, portanto, ela teria completado 106 anos, mas ela sempre se recusou a afirmar que tivesse essa idade, alegando que não era por vaidade. Ela tinha outro documento que apontava a data de nascimento em 11 de janeiro de 1910. Era por este documento que dona Mocinha costumava se identificar, de acordo com o neto Marcos Antonio Tavares. (http://g1.globo.com)

Fonte: facebook
Página: Antônio Corrêa Sobrinho.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário