Seguidores

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A MALHA DE LAMPIÃO

 Foto de Lampião colorizada pelo "Mago dos Pincéis", Rubens Antonio

Virgolino Ferreira da Silva, foi uma das pessoas mais inteligentes que passou pelas quebradas do Sertão nordestino.

Ele usava muito bem aquelas pessoas que viviam e conviviam em sua volta. Desde aquele que apenas servia para dar recado até aqueles fornecedores de armas, munição e alimento.

Virgolino, ao longo do se ‘reinado’, conquistou, aí vem a ‘forma’ da conquista, que com certeza foram de “n” maneiras, uma multidão de adeptos protetores em vários lugares dos sete Estados por onde passou com sua horda.

Ele, para sobreviver por tanto tempo, duas décadas, no ‘trono maior’ do cangaço, com certeza tinha pessoas com poderes bastantes elevado dando-lhe proteção.

Abaixo, contaremos a história da prisão de dois comerciantes, um da cidade de Floresta e o outro da Vila Bela, hoje Serra Talhada, que eram fornecedores do bando de Lampião.

Nosso amigo, pesquisador/historiador Rostand Medeiros , através das páginas do seu magnífico blog, tokdehistoria.com, nos conta a história da prisão de Emiliano Novaes, naqueles idos tempos, assim:

“(...) o caso do comerciante Emiliano Novaes. Membro de uma proeminente família da cidade de Floresta, tido como amigo e coiteiro de Lampião, consta que chegou a cavalgar de arma na mão ao lado de cangaceiros. No livro de Luiz Bernardo Pericás, “Os cangaceiros: ensaio de interpretação histórica” existe a reprodução de um telegrama policial enviado pelo tenente Sólon Jardim, de Vila Bela para Recife (...)Informava o oficial que Emiliano Novaes estava chamando cangaceiros de várias partes para atacar a vila de Nazaré, onde viviam e se concentravam alguns dos maiores inimigos e mais tenazes perseguidores de Lampião.


O grupo de Emiliano Ferraz era superior a 100 cangaceiros e entre suas ações consta que no dia 29 de julho de 1926, no lugar Ingazeira, eles mataram o Soldado Cândido de Souza Ferraz, de número 386, lotado na 1ª companhia, do 3º Batalhão de Vila Bela. Consta que o Soldado Ferraz estava com a saúde debilitada e seguia para o quartel quando foi covardemente assassinado (...). Pelo crime Emiliano Novaes foi preso. Mas, em agosto de 1928, através do renomado Dr. Caetano Galhardo, seu advogado, conseguiu o desaforamento de seu processo para o município do Cabo, próximo a capital pernambucana. Depois o Dr. Galhardo impetrou uma ordem de habeas corpus. Esta foi julgada em 21 de agosto, sendo o processo anulado “Ab initio” e concedendo a liberdade ao acusado, que foi imediatamente solto (...)”.

Sabemos nós que esse é um único caso de um dos fornecedores. No entanto, com toda certeza do mundo, ele foi muito bem abastecido durante todo seu tempo por muito e muitos grandes e poderosos... Das quebradas do Sertão.

Fonte/foto blog Ct.
Benjamin Abrahão

Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário