Seguidores

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

MORENO (ANTÔNIO IGNÁCIO DA SILVA)


Uma fotografia inédita do ex-cangaceiro Moreno companheiro de Durvinha que me foi cedida gentilmente pela amiga Neli Conceição, filha do casal cangaceiro.

Moreno foi um cangaceiro que participou de diversos confrontos com as policias e praticou inúmeros assassinatos durante o período em que esteve no cangaço. Após abandonar a vida das armas no ano de 1940, ele junto com Durvinha fugiram da região Nordeste e atravessaram vários estados se passando como romeiros até chegarem ao estado de Minas Gerais, onde se estabeleceram definitivamente e mantiveram suas vidas passadas em segredo de todos, inclusive dos filhos que nasceram no novo lugar escolhido para morarem.

Durvinha sempre foi uma mulher doce, meiga e foi a responsável direta pela criação dos filhos ao contrário de Moreno que se ocupava em seu novo ramo de atuação e sempre se orgulhou ao falar sobre sua vida passada e lembrava com entusiasmo seus antigos feitos realizados durante o período que trilhou pelas veredas do cangaço, segundo informações de familiares.

A fotografia de Moreno (acima), já em idade avançada, passa a impressão de que nem mesmo o passar dos anos foi suficiente para tirar a altivez e a imponência do antigo “Cabra” de Lampião.

Moreno enfrentou diversos inimigos e sobreviveu a inúmeros combates sem levar um único tiro, mas perdeu a batalha final para aquele que de tudo se encarrega. O tempo.

No dia 06 de setembro de 2010 em Belo Horizonte/MG, Moreno falecia deixando seu nome e sua história registrada para sempre nas páginas da fabulosa, fascinante e sangrenta história do cangaço.

Fotografia gentilmente cedida por: Lili Neli Conceição
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)
Fonte: facebook
Grupo: O Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário