Seguidores

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

BATENDO FEIJÃO

*Rangel Alves da Costa

Navegando pela internet, eis que numa rede social encontrei um vídeo de uma comunidade batendo feijão à moda antiga. Talvez a filmagem fosse antiga mesmo, porém agora recuperada para mostrar esse ofício tradicional do mundo interiorano. E juro que me bateu uma saudade danada. E também tristeza. 

Logo me veio à memória as malhadas, calçadas e quintais sertanejos, cobertas de feijão para secar ao sol, com aquelas vagens devidamente espalhadas, para depois serem juntados e batidos. Como os feijões chegavam das roças ainda em cascas úmidas e amolecidas, necessário que fossem colocados para secar, durante dois ou mais dias, até estarem em ponto de saírem da casca no sacolejo do bate-bate.

No vídeo, várias pessoas de uma comunidade estão ao redor de um amontoado de feijão em casca e, com pedaços de paus às mãos e panos sobre a boca e nariz, batem numa cadência tal que mais parece um ritual produzido de geração a geração. E é mesmo, pois desde as mais velhas raízes familiares que o feijão era batido da mesma forma. Bate-se por cima, segue-se adiante para que outro venha na mesma batida.

A cada batida a poeira da casca vai se espalhando, subindo em nuvem empoeirada, lançando-se pelos arredores. Enquanto as cascas se separam dos grãos, aquelas ficam por cima enquanto estes vão descendo e se amontoando abaixo. Quando o serviço é dado por feito, afastam-se de cima as cascas esmigalhadas, como separando a bagaceira do caldo, e o que se avista por baixo é o feijão novo e graúdo.
Contudo, o serviço não acaba aí, pois após a batida ainda muita sujeira das cascas fica acumulada entre os grãos. Então se inicia outro processo tão antigo quanto a própria batida: a peneiragem. E esta consiste apenas em separar os grãos das impurezas e restos das cascas batidas. Mas nem sempre tal procedimento se dá logo após a batida, pois é comum que as comunidades prefiram realizar a peneiragem nos quintais ou em ambientes onde o pó não avance sobre pessoas ou residências.

Numa peneira grande, na largura dos braços abertos, os grãos são colocados e sacolejados. Sacudidelas estas que exigem maestria, cuidado, ofício de aprendizado, de modo que ao subir pelo ar o feijão não desande a outro destino. Enquanto as sujeiras e o pó vão descendo pelos furos e se acumulando ao chão, os grãos vão ficando limpos e prontos para a ensacagem. E assim o ato vai se repetindo pelas mãos de muitas pessoas, às vezes da família inteira, bastando o cuidado de se proteger contra o pó que faz festa pelo ar.


Não raro que a batida envolva verdadeira festança, acaso seja muito o feijão a ser batido. Os amigos se achegam dispostos a ajudar, mas também saborear uma panelada, um mexido, uma feijoada, tudo feito em fogão de lenha e em quantidade de batalhão. Tudo mundo ajuda, todo mundo colabora com um tiquinho disso e daquilo. Também não pode faltar a pinga, a cachaça, a legítima casca de pau. Ora, o trabalho é duro, exigindo muito esforço, e por isso mesmo o queimor do sol e o cansaço são amenizados com uma boa relepada.

As mulheres também bebem e se afogueiam ainda mais, e são elas que começam a puxar os cantos da batida do feijão e logo são acompanhadas por todos, como num coral ofegante, suado, cheio de exasperação. A cada levantada do porrete uma voz, a cada descida outra, e assim continuamente a cada canto. E cantos enraizados, hereditários, nascidos de outros e velhos tempos perante o mesmo ofício. Também só cantados quando o povo reunido na batição.

Euflosina, com a cabeça quase toda enrolada por causa das fuligens, ainda assim entoa com voz alta e bonita: “Quando o trovão trovejou e o pingo grosso pingou, a terra gole d’água tomou e logo nasceu o que se plantou. Bate que bate o feijão, bate sem parar meu irmão, é feijão pra panela vazia, é feijão pra botar no fogão...”. E não demora muito e surge outro canto de batição: “Pode bater que não dói não, assim diz a casca do feijão. Pode bater que não sofro não, assim diz a casca do feijão. Mas bata devagar, que não quero avoar quando deixo o grão e solto o feijão...”.

Nos sertões antigos, de repente as ruas de chão amanheciam tomadas de feijões pelas calçadas e mais adiante. Tudo ainda como retirado da terra, com folhagens e cascas, ali espalhadas para a secagem debaixo do sol. Bonito demais de se avistar aqueles frutos da terra e logo ao lado, sempre espantando animais, o sertanejo de olhos brilhosos pela colheita. Certamente não a esperada, mas aquela que garantia o alimento por muito tempo. 

Nos dias de hoje, somente nas propriedades mais afastadas há continuidade no ofício da batida do feijão. Não há mais feijão em folhagem e casca espalhado pelas ruas de cimento e asfalto. Também quase não há mais plantação pelos sertões. Somente a roça do mercadinho ao lado.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário