Seguidores

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

ENFIM... DOUTOR...

Por Prof. Dr. Fábio Beserra

Enfim... Doutor...
Não, não é um ponto de chegada... mas de partida!
Foram quatro anos de dedicação, esforço e solitude.
Debates com a academia. Embates comigo e com meus demônios.
Um relacionamento de amor e ódio com a Geografia.
Termino novamente apaixonado por esta ciência difícil e desafiante, encantadora e reveladora, e com a certeza de que há muito a aprender, muito a fazer... o resto da vida a geografar!


Há muitos obrigados e abraços a serem dados:
À Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na pessoa do atual reitor, Prof. Pedro Fernandes Ribeiro, por ter me dado as melhores condições para a realização dessa pesquisa.

À Maysa Mayran, que enfrentou tudo isso comigo... Eu te amo!

Ao Edilson Pereira Júnior, orientador, amigo, conselheiro, a você, querido, devo minha formação... Torço para que nossa caminhada permaneça por muitos e diferentes espaços!


Aos(Às) professores(as) doutores(as) que compuseram minhas bancas de qualificação e de avaliação final: Alexandre Queiroz (UFC), Denise Cristina Bomtempo (UECE), José Lacerda Felipe Felipe (UFRN), José Borzacchiello da Silva (UFC) e Maria Encarnação Beltrão Sposito (Carminha Sposito) (UNESP/Presidente Prudente). Além de fontes de inspiração, foram grandes parceiros, contribuíram com o melhor que podiam, me incentivaram em todos os aspectos. Obrigado por me dizerem onde errei e onde acertei. Isso fará de mim um geógrafo melhor.


À Denise Elias e ao Luis Renato Pequeno, outrora professores, agora, também amigos. Obrigado pelo incentivo, pelo apoio, pela confiança, pelo acompanhamento e por tudo o que me ensinaram em todo o tempo...


Aos professores que me auxiliaram durante a Missão de Estudos no Rio de Janeiro, agradeço-os na pessoa do Prof. Dr. Rogério Haesbaert.

Aos colegas do Departamento de Geografia da UERN: muito obrigado por terem assegurado o tempo necessário para realização desse trabalho.


Aos(Às) amigos(as) próximos e distantes: Fabiano Mendes e Lindercy Lins, que leram porções do trabalho em construção; ao Rafaell Medeiros, cujas orientações de formatação foram imprescindíveis. Ao Filipe Peixoto, pela ajuda com os cartogramas. Ao Cláudio Smalley, pelos artigos e livros compartilhados, pelas discussões e pela ajuda com as traduções. E, um xêro especial na Manuela Aguiar Araújo... Manu, você me ajudou com traduções, com sua interpretação quando dizia o que via nos meus "mapas" e, quando ao final dizia "estão lindos". Obrigado também pelo apoio com as traduções! E, claro, pelas noites etilíco-reflexivas...)


Aos(Às) bolsistas do LETTUR, que me ajudaram com a tabulação e organização de muitos e muitos dados. Queridos, queridas, espero um dia poder contribuir também com vocês. Sinto-me em débito convosco.


Muita gente cruzou, passou, saiu ou permaneceu na minha vida durante essa trajetória. Não vou arriscar citar nomes, mas vocês saberão quem são: estiveram comigo nas mesas de bares e nos cafés, nas trajetórias terrestres e aéreas, nos quintais e nas cozinhas de casas. Sintam-se abraçados.


Mãe, Sunamita Beserra, irmã, Fabiana Beserra, cunhado-amigo Paulo Henrique Araujo... consegui... Vocês também fazem parte dessa história. Obrigado!!!

Minha sogra (Bibia Chaves)... obrigado pela paciência e pelas hospedagens...
Abraços e Xêro em todos vocês!

Fábio Beserra - Professor-Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Enviado pelo professor, escritor pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário