Seguidores

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

VOLTA SECA NO DIÁRIO DA NOITE (PARTE 1)


Provavelmente, não existiu cangaceiro, que concedeu e foi tema de entrevistas e matérias jornalísticas mais que Antônio dos Santos, o Volta Seca...em revistas, por exemplo, ele contou sua biografia nas páginas do O Cruzeiro, O Malho e Manchete, nos jornais, apareceu no Diário de Pernambuco, O Globo, Diário da Noite e até no polêmico O Pasquim, dentre outros.


Ainda, sobre o Diário da Noite e Volta Seca, o jornalista Berliet Júnior, produziu no final de 1949 e inicio de 1950 série de vinte reportagens com o cangaceiro, no momento em que ele, estava preso em Salvador, matéria que irei compartilhar com os membros deste grupo, a partir de hoje.

O cangaceiro Volta Seca

Do ponto de vista literário, o sonho de consumo dos leitores do cangaço, certamente, é a obra do famoso escritor lampiônico Nertan Macedo, "Volta Seca, O Menino Cangaceiro" publicado em 1982, tendo se tornado livro raro e de difícil disponibilidade em sebos. 


Aliás Nertan Macedo escreveu sobre tudo do cangaço, Lampião, Sinhô Pereira, Antônio Conselheiro, Abílio Wolney e Floro Bartolomeu, aproveito para recomendar este autor, que escreve com grande qualidade.


Finalmente, não vejo em Volta Seca, cangaceiro de trajetória obscura ou significativa,na medida em que ele contou tudo, para todos, o tempo todo, inclusive aumentou um pouco, aqui e ali, de suas aventuras no grupo de Lampião, sem falar que ocupava a função de cabra, nada além disto.

As imagens desta postagem, foram extraídas da revista O Cruzeiro, de minha propriedade, publicada em 02.12.1944 e que consegui adquirir e postar em alguns grupos de estudo do cangaço, em primazia absoluta, a capa do procurado livro de Nertan Macedo, e o Diário da Noite de 27.12.1949 (Parte 1). Boa leitura!

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário