Seguidores

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

REMINISCÊNCIAS DA EX-CANGACEIRA DADÁ ( CRÔNICA )

Por Oleone Coelho Fontes (Pesquisador e escritor)

A primeira vez que vi Dadá estava na companhia do saudoso escritor (figura lírica) Álvaro de Sá Nunes Meira, na porta do edifício Thêmis, Praça da Sé. Ela se retirava do prédio, arrimada as suas muletas, e Álvaro disse que aquela senhora fora casada com um homem historicamente importante. Homem historicamente importante! A história tem destas, tanto consagra o grande homem quanto o "grande homem pelo avesso". 

O grande homem a quem Álvaro Meira se referia fora eleito perante a história pelo nome de Cristino Gomes da Silva Cleto. Atendia pela alcunha de Corisco ou Diabo Louro. A mulher apontada, por Álvaro Meira, era Sérgia da Silva Chagas, esta semana falecida aos 78 anos. 

Lá estive, no cemitério jardim da saudade, para levar meu último abraço a quem soube viver com dignidade, com elegância e com alegria, mesmo quando nas hostes de Corisco, o cangaceiro que dizem ter sido malvado e sangrento. Enquanto não tinha lugar o sepultamento, compusemos, o cronista e Francisco Teles (também grande amigo de Dadá), reminiscências de uma vida voltada para fuga e tiroteio nas caatingas. Sim, porque toda a conversa de Dadá sempre terminava caindo em Corisco, a quem ela amou desde os 13 nos. Amor que resistiu à morte do Demônio Ruivo e que o cineasta Zé Umberto garante ter sido assassinato, uma vez que Corisco, quando perseguido, já tinha sido anistiado. Mataram-no à procura dos 30kg de ouro que ele carregava na patrona e do muito dinheiro amealhado no papo-de-ema. 

Francisco Teles, homem de letras, fundador e presidente da Federação Baiana de Escritores, um dia, faz muitos anos, me apresentou ao segundo marido de Dadá, Alcides Bartolomeu Serafim Chagas. Apertei a mão daquele vulto esguio, assarazado e disse: "É um prazer conhecer o capitão Corisco!" Alcides pulou como um gato, olhos esbugalhados: "Que Corisco, meu chapa, sou Alcides, seu criado, pintor de paredes". 

Só anos mais tarde fui conhecer Dadá pessoalmente, ela já morando na Mussurunga. Mas quando ela vivia no Barbalho acontecia de eu cruzar por sua porta e vê-la, e soltava um grito: "Dadá!", que ela respondia com um aceno e outro berro. Me lembro do dia em que bati em sua porta, na Mussurunga, na companhia de Sérgio Valente Coni Moura. Fomos muito bem recebidos por Dadá, que muito conversou de sua vida, suas dificuldades, seus amigos, seus filhos, netos e bisnetos. E fatalmente a conversa rolou para o cangaço. Quando ela falava de Corisco se transformava. Corisco fora a peça mais importante de sua vida, a quem ela deu amor sempre. E sempre tinha um argumento para defendê-lo quando apontávamos este ou aquele episódio no qual o Demônio Ruivo fizera jorrar sangue, como o caso de Herculano Borges. Daquele longo bate papo num sábado à tarde, sobrou a lembrança de uma terrível dor de cabeça e uma grande amizade que não terminou com a morte de Dadá. Segundo Cascudo, as pessoas que nos merecem afeto continuam vivas sempre em nossos corações e mentes, independentemente de morrerem ou desaparecerem de nosso campo visual.

Obs: Artigo publicado no Jornal da SBEC ( 2011 )

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário