Seguidores

sábado, 11 de agosto de 2018

CEL. ISAÍAS ARRUDA – 90 anos de morte UMA CARTA DO ALÉM...

Por José Cícero
Paulo Britto e José Cícero

Na última quarta-feira, dia 8 de agosto completaram-se os 90 anos do célebre e terrível Assassinato do Cel. ISAÍAS ARRUDA DE FIGUEIREDO ocorrido na Estação do trem de Aurora. Pondo um fim a uma rixa histórica entre os Arrudas e os irmãos paulinos. 


Iniciado com a morte do chefe João Paulino um ano antes, o episódio continua até hoje sendo um dos mais marcantes e tb palpitantes casos que compõem as narrativas historiográficas do Cariri. 

Por conta disso, o pesquisador do cangaço, meu Amigo Jair Tavares, radicado em João Pessoa na PB me propôs um DESAFIO, quer seja, escrever uma Carta fictícia e literária como se fosse do punho do próprio cel. Isaías. A mesma seria publicada no dia 8 para assinalar a memorável data. 

De bom grado, aceitei o desafio de produzir literariamente e do meu jeito, a tal missiva. Devido a falta de tempo, a mesma só pode vir à lume agora, após três dias da data proposta. Mas veio, enfim. Espero que apreciem gostando ou não das ponderações póstumas do coronel filho de Aurora e, na época, prefeito de Missão Velha. 

De cara, um dos maiores coiteiros de Lampião no Cariri que, inclusive, participou ao patrocinar a trama ocorrida na sua fazenda Ipueiras em Aurora com vistas a conhecida e ainda hoje polêmica invasão de Mossoró pelo bando de Lampião. Aliás, coisas que ele também nos explica na sua suposta carta fictícia. Vejamo-la publicada na íntegra aqui no blog da Aurora.
(jc)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10212426854368080&set=a.1905071148148.2093535.1282835244&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário