Seguidores

domingo, 21 de outubro de 2018

A PEDRA DO REINO


A Pedra do Reino situa-se numa serra áspera e pedregosa do Sertão do Pajeú, fronteira da Paraíba com Pernambuco, serra que depois dos terríveis acontecimentos de 18 de maio de 1838, passou a ser conhecida como “Serra do Reino”. Dela descem águas que através dos rios Pajeú, Piancó e Piranhas, são ligadas a três dos “sete Rios sagrados” e três dos sete Reinos do meu Império. 


Hoje, a Serra está menos áspera e impenetrável do que no tempo do meu bisavô Dom João Ferreira-Quaderna. Ainda assim permanece de acesso difícil e penoso. É coberta de espinheiros entrançados de unhas-de-gato, malícia, favela, alastrados, urtigas, mororós e marmeleiros. 

Catolezeiros e cactos espinhosos completam a vegetação, [...] o elemento mais importante, ali, [...] são as duas enormes pedras castanhas a que já me referi, meio cilíndricas, meio retangulares, altas, compridas, estreitas, paralelas e mais ou menos iguais, que, saindo da terra para o céu esbraseado, numa altura de mais de vinte metros, formam as torres do meu Castelo, da Catedral encantada que os Reis antepassados revelaram como pedras-angulares do nosso Império do Brasil. 

(ARIANO SUASSUNA, ROMANCE DA PEDRA DO REINO, 1972, p.32-33, grifo do autor).

https://www.facebook.com/valdirjose.nogueira?fref=pb&__tn__=%2Cd-a-R&eid=ARCmCcLVbHJP5l_FO-tT1SFoOtoVMGg9zCOP0rQDqGSQ0_sQhrkaOAPW49SNoYoF20Wm5QQJu7yk-chU&hc_location=profile_browser

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário