Seguidores

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

“DE GANSO A PATO”

Clerisvaldo B. Chagas, 18 de novembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.217
(CRÉDITO; LISAELESINA).

Nos tempos lampionescos, o município de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano, possuía, então, a maior área territorial do Estado. Com o tempo houve um modismo político de separações de arruados, povoados, vilas e distritos, na base do “depois você me apoia para prefeito, deputado ou governador”. Na realidade, um conchavo separatista. Por outro lado, era mesmo muito difícil administrar território tão extenso, sem recursos. Assim, a partir de 1953, o município de Santana do Ipanema começou a perder valiosas fatias que atualmente representam cidades.
Primeiro ficamos sem Olho d’Água das Flores, em dezembro de 1953. Em seguida veio à emancipação de Poço das Trincheiras em julho de 1958. Ainda dentro da era 50, houve a separação de Maravilha e Olivença, em 1959. Na década de 60, julho de 1960, com terras cedidas por Major Izidoro e Santana do Ipanema, nasce a cidade de Dois Riachos. Ainda nessa década, tivemos a emancipação de Carneiros e Ouro Branco, 1962. E, finalmente, entra como novo município Senador Rui Palmeira, em janeiro de 1983.
Todas as separadas trabalharam e progrediram, possuindo cada, mais de 10.000 habitantes. Somente Carneiros, tem um pouco mais de 9.000. A média está entre 10 e 11 mil habitantes, porém Olho d’Água das Flores possui mais de 21.000.
Isto quer dizer que se a loucura lá em cima passasse nenhum município filho de Santana do Ipanema seria rebaixado.
Aliás, no Sertão de Alagoas somente seria atingida a pequena, ensolarada e charmosa Palestina, situada entre Olho d’Águas das Flores e Pão de Açúcar, banhada pelo riacho do Farias.
Difícil construir, fácil demolir. Um clamor!!!
Qual o ganso que deseja virar pato?
Tá doido, sô.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário