Seguidores

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

APELIDO VOLTA SECA


Por Antônio Corrêa Sobrinho

AMIGOS:

Ao ler o que disse Antônio dos Santos, apelido VOLTA SECA, o famoso cangaceiro do bando de LAMPIÃO, em entrevista concedida, em 1950, a um jornal carioca: que o apelido “Volta Seca” lhe foi dado por Lampião, em homenagem a um antigo cangaceiro seu, morto em combate na fazenda Molumbu, no estado de Pernambuco, fui buscar nos jornais notícia a respeito, nada encontrando. Todavia, obtive notícia de um cangaceiro de Lampião, também alcunhado de Volta Seca. Trata-se de JOÃO MANOEL DA SILVA, preso pela polícia alagoana em 1939. Leiam a matéria abaixo, do jornal A NOITE.

AS MULHERES ATRAPALHAM OS CANGACEIROS.

VOLTA SECA CONCEDE CURIOSA ENTREVISTA – ARREPENDIDO DA VIDA QUE LEVOU – ENTREGOU-SE À PRISÃO – LAMPIÃO ERA O ESTEIO DO CANGAÇO.

MACEIÓ, 20 (A. N. – Brasil) – Capturado há dias, no município de Mata Grande, por uma força volante alagoana, ao penetrar no território de Alagoas, foi transferido para a Penitenciária desta capital o bandoleiro “Volta Seca”. Chama-se João Manoel da Silva, com 35 anos de idade e natural daquele município. Pertencia ao grupo de “Moreno” e “Tempestade”, no qual há duas mulheres que, segundo acrescentou, atrapalham a atividade dos companheiros. E explicou:

- Às vezes, por muito tempo, pois quase todos os anos elas se tornam mães. Nessas ocasiões eles servem de “parteiras”. As crianças são entregues a quem entendem. Um filho de “Tempestade” está sendo criado pelo vigário de Brejo dos Santos, no Ceará.

“Volta Seca” declarou ainda que Lampião era o esteio do banditismo. Atualmente os poucos restantes só fazem fugir das forças volantes, internando-se nos matagais. Por isso decidiu-se a deixar o cangaço, entregando-se às autoridades. Ao ser preso apresentava cabelos grandes até os ombros. Confessa-se arrependido da vida que levou e, ao ser perguntado quantos filhos tivera seu pai, baixando a cabeça, respondeu:

- Quatro, pois eu não presto mais pra nada. Estou fora da conta...

Diário da Noite (RJ) – 21.10.1939


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário