Hoje na
História - Em 2 de junho de 1948 morte de Karl Brandt, oficial alemão das SS
(nasceu em 1904). Médico pessoal de Adolf Hitler, Gruppenführer (chefe de
grupo) nas SS e Brigadeführer (alto cargo militar) das Waffen SS (corpo de
combate de elite), Comissário do Reich para a Saúde e Higiene Pública
(Reichskommissar für Sanitäts- und Gesundheitswesen) e membro do Conselho de
Investigação do Reich (Reichsforschungsrat).
Brandt nasceu em Mulhouse, no então território alemão da Alsácia-Lorena, hoje departamento do Alto Rin na França. Seu pai foi um oficial do exército prussiano.
Doutor em Medicina e Cirurgia desde 1928, se especializou em lesões de cabeça e de coluna vertebral. Filiou-se ao NSDAP (Partido Nazista) em janeiro de 1932 e às SA (milícia) em 1933. Membro das SS desde julho de 1934 com o grau de Untersturmführer. Desde o verão de 1934 foi um dos médicos pessoais de Hitler.
Karl Brandt casou-se com Anni Rehborn, campeã de natação, em 17 de março de 1934. Tiveram um filho, Karl Adolf, nascido em 4 de outubro de 1935.
Brandt era acedeu ao círculo íntimo de Hitler em 1937, e sua esposa Anne foi muito amiga de Eva Braun. O casal Brandt foi assíduo visitante do Berghof, residência do Führer.
Dirigiu a administração do programa de eutanásia nazista de 1939 e esteve envolvido na experimentação criminal com seres humanos junto com seu auxiliar Werner Heyde. Depois da Segunda Guerra Mundial, Brandt foi processado em Nuremberg e declarado culpado de crimes contra a humanidade. Seu advogado de defesa foi Robert Servatius. Foi executado na forca na prisão de Landsberg.
Arquivo de Luis Avelima.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário