Seguidores

quinta-feira, 4 de junho de 2020

AÇUDE PAI MANÉ

Clerisvaldo B. Chagas, 4 de junho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.317

Localizado em pleno Sertão de Alagoas, acha-se um reservatório hídrico belo e pujante construído pelo DNOCS. Recebe visitas o ano inteiro de turistas, curiosos e brincantes de fim de semana. Trata-se do Açude Pai Mané no município de Dois Riachos, terra da jogadora Marta. Segundo relato vivo de familiares, foi o fazendeiro chamado popularmente Seu Zezinho que, cansado das secas na região, resolveu escrever para o presidente, na época, Getúlio Dorneles Vargas, solicitando a construção de um açude naquele lugar, para amenizar o sofrimento constante dos habitantes da região. Não temos o desenrolar dos fatos, mas o açude foi construído no sítio denominado Pai Mané, onde o fazendeiro solicitante possuía fazenda de gado. Somente em 1957, já no governo Juscelino  Kubitschek, o pedido tornou-se realidade.

AÇUDE E POVOADO PAI MANÉ. (FOTO: DRONE AGENDA ALAGOAS).
São quilômetros de espelho d’água onde o paredão/barragem é um dos atrativos daquela maravilha sertaneja. Com o açude o sítio foi atraindo moradores tornando-se atualmente povoado Pai Mané, o mais importante do município de Dois Riachos. O açude fornece água, peixes, ameniza a temperatura, assegura o lazer e o turismo no povoado. E, como toda barragem nordestina, tem as suas variações conforme os bons invernos e as estiagens. Já enfrentou situações críticas. Chegou praticamente a secar produzindo até mau cheiro no povoado e na vizinhança, tido como causa principal, os peixes mortos. Isso fez com que houvesse movimentos sociais pedindo uma limpeza geral no leito lamacento. Mas essa fase passou e novos tempos fizeram o açude encher novamente e sangrar, trazendo as riquezas de volta ao alcance de todos.
O açude normalizado passou de novo a integrar o quarteto de atrações de Dois Riachos: A fama de Marta; a maior feira de gado e a pedra do Padre Cícero (maior romaria de Alagoas). A cidade é cortada pela BR-316, a 189 km de Maceió. A cerca de dois quilômetros da cidade, encontra-se a Pedra do Padre Cícero e, bem perto, estrada vicinal de terra, larga e bem conservada, até o povoado Pai Mané. Dois Riachos faz divisa com Santana do Ipanema pela qual é atraída. A cidade ainda é banhada pelo rio Dois Riachos, afluente do rio Ipanema e que possui calha considerável. Ao passar a fase do Corona, venha visitar e consumir em terras sertanejas.
Sertão é acolhedor.
O convite estar feito.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário