Seguidores

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

HAVIA UM COVARDE NO BANDO DE LAMPIÃO. Seu apelido era BALIZA, e sua covardia possivelmente o MATOU.

 

BALIZA

"Decidiu acompanhar os cangaceiros no ano de 1929. Era irmão do bandido destemido apelidado de Ferragem. Os soldados tomaram conhecimento do ingresso de Ferragem no grupo de Lampião e passaram a perseguir Baliza, que não tinha nenhuma vocação para o banditismo. Era o bobo da corte. Medroso e corredor, não dava para atuar; entretanto, ajudava no preparo das comidas. 

Baliza não gostava de andar armado e nunca matou. Corria para valer, quando avistava a aproximação dos soldados. Lampião ficava furioso com sua covardia; porém, às vezes, se divertia.

No dia em que presenciou um intenso tiroteio, com receio de ser preso, resolveu entregar-se à volante. A polícia degolou-o".

TRECHO DO LIVRO "Lampião, cangaço e nordeste"

Outra fonte diz que, Baliza não se entregou, deu azar de ser encontrado por um cabo da volante e este o entregou para o tenente mais cruel que existiu naqueles tempos, um tal de Ladislau Reis. 

Conta-se que esse tenente torturou Baliza das formas mais cruéis. (Postarei futuramente), em seguida, foi degolado.

https://www.facebook.com/Arque%C3%B3livro-descobrindo-coisas-interessantes-no-fundo-dos-livros-104038514803913/photos/pcb.117266070147824/117266046814493

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário