Seguidores

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cangaceiros presentes na Grota de Angico no dia da invasão

Por: Ivanildo Alves da Silveira

Ivanildo Alves e João de Sousa Lima

Segundo Megale & Bassetti (Lampião - Sua morte passada a limpo) estes eram os cangaceiros presentes em Angicos:

Lampião, Luiz Pedro, Vila Nova, Quinta Feira, Amoroso, Moeda, Cajarana, Elétrico, Diferente, Vinte e Cinco, Alecrim, Colchete, Delicado, Balão, Mergulhão, Cajazeira, Criança, Candeeiro, Zé Sereno, Marinheiro, Cobra Verde, Peitica, Santa Cruz, Mané Pernambucano, Novo Tempo, Juriti, Chá Preto, Macela, Pitombeira, Zabelê, Relâmpago, Maria Bonita, Maria de Juriti, Enedina, Sila, Dulce e Dinda.
Essa relação aos cangaceiros que se encontravam em Angico, por ocasião do combate...merece algumas considerações. 

João de Sousa Lima e o ex-cangaceiro Vinte e Cinco

1º. - Segundo depoimento de "Vinte e Cinco", ele e outro, cumprindo ordens de Lampião, tinham saído de Angico,para pegar uns rifles, antes do combate...

2º. - Ainda, segundo depoimentos, dois outros cangaceiros, saíram para pegar o leite para o grupo, num sítio de um coiteiro, momentos antes do combate..., e, após ouvirem o tiroteio, fugiram.

Essa relação, acima postada, é a que melhor se aproxima da realidade da identidade dos cangaceiros em Angico.


Abraço

IVANILDO SILVEIRA
Pesquisador e colecionador do cangaço
Natal-RN

Extraído do Orkut 

2 comentários:

  1. Arquibaldo de Campos Lima16:10:00

    tenho uma duvida, ao ouvir o depoimento de sila, ela relata que, na figa já no alto da serra juntamente com enedina, a mesma companheira de cajazeira, leva um balaço na cabeça que o tutano d enedina chega a melar seus vestes, e ao observar na gruta de anjico existe uma cruz um pouco afastada das demais, sendo informado que ali seria a cruz de enedina, então qual e a verdade se o balaço foi no alto do morro porque colocaram a cruz bem próximo da saída da gruta marcando o lugar de sua morte

    ResponderExcluir
  2. Amigo anônimo:

    Eu não posso afirmar com clareza, mas me parece que a cruz que está um pouco isolada dos demais é a do soldado Adrião, que morreu no dia da chacina dos cangaceiros.

    ResponderExcluir