Por: Ivanildo Alves da Silveira
Barros Alves, Angelo Osmiro e Dr. Ivanildo Alves da Silveira
O cangaceiro "VOLTA SECA", após o combate de Maranduba/SE, em fevereiro de 1932, discutiu com Lampião, e com medo de ser morto, fugiu do bando, tendo sido preso por populares/fazendeiros, logo, algum tempo depois.
Ele nasceu no dia 13 de março de 1918, segundo depoimento, dele próprio. Pelos seus crimes, foi condenado a 145 anos de prisão. Teve a pena comutada para 30 anos, dos quais cumpriu mais de 20 anos na penitenciária de Salvador. Foi o cangaceiro, que mais pena cumpriu. Segundo a literatura, fugiu 02 vezes da prisão, sendo logo capturado e recambiado para a mesma, logo depois.
Em 1954, teve sua liberação difinitiva da prisão. O cangaceiro "VOLTA SECA" faleceu, de causas naturais, no dia 02 de fevereiro de 1997, na cidade de Pirapitinga, no Estado de Minas Gerias.
Foto do aniversário de "VOLTA SECA", realizado em 13 de março de 1996, quando o mesmo completou 78 anos de idade. Volta Seca faleceu aos 79 anos.
Um abraço a todos
IVANILDO SILVEIRA
Pesquisador e colecionador do cangaço.
Olá!! Gostaria de saber mais detalhes sobre Vida Seca. Minha família é de Pirapetinga!
ResponderExcluirOlá!! Gostaria de saber mais sobre Vida Seca!! Meus pais são de Pirapetinga!! Meu perfil do facebook http://facebook.com/andreia.lira9 e meu canal no youtube https://www.youtube.com/user/andreiariberto
ResponderExcluir