Seguidores

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Entrevista com cangaceiros na prisão em 1944

Por: Ivanildo Silveira

O grande jornalista "JOEL SILVEIRA", no ano de 1944, realizou uma célebre ENTREVISTA com os cangaceiros (VOLTA SECA; ÂNGELO ROQUE, SARACURA, CACHEADO, DEUS TE GUIE E CARACOL), quando todos eles se encontravam presos, na Penitenciária de Salvador/BA, cumprindo pena.


Vejamos apenas uma parte da entrevista que cedeu o cangaceiro Saracura. 

O próprio SARACURA parece, agora, sair do seu sono triste. Pede a palavra e conta:SARACURA me revela mais que é casado e tem três filhos, que de vez em quando o visitam.


-" Posso falar do meu caso. Peguei na espingarda quase obrigado, para me vingar das misérias que fizeram com meu pai. Um dia, no Coité, uma volante invadiu o nosso sítio. Queriam à força que meu pai desse notícia dos cangaceiros, como se ele fosse um coiteiro. O velho não sabia de nada, e então os "macacos" começaram a supliciar o pobre: arrancaram as barbas dele, fio a fio, arrancaram suas unhas com alicate; se o senhor pensar que estou mentindo, vá lá no Coité e procure André Paulo Nascimento, que mora nas redondezas. É o meu pai. Ele dirá ao senhor se estou ou não falando a verdade. Ele mostrará ao senhor o estado em que ficaram seus dedos. E eu próprio, antes de pegar na espingarda, fui um dia violentamente espancado na Fazenda Curral, perto do Coité. Os "macacos" haviam dito que eu era coiteiro, mas na verdade é que, até então, eu nunca vira um bandido na minha vida ".

ADENDO

Vale informar ao leitor, que a entrevista dos cangaceiros, eu apenas coloquei  a parte do facínora Saracura. Mas se você quiser ler  a entrevista completa, acesse este endereço:
 http://www.orkut.com/CommMsgs?tid=5293056904671056060&cmm=387513&hl=pt-BR, organizado pelo pesquisador e colecionador do cangaço Dr. Ivanildo Alves da Silveira.

José Mendes Pereira


Um abraço.
IVANILDO ALVES DA SILVEIRA
NATAL/RN
Pesquisador e colecionador do cangaço  

Nenhum comentário:

Postar um comentário