Seguidores

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

... E de onde vem Dadá?

Por: Manoel Severo

Todos conhecem a fantástica história de uma das mais destacadas mulheres do cangaço, nomenclaturada como a "número 2" dentro da hierarquia feminina cangaceira: A senhora Sérgia Ribeiro da Silva, a Sussuarana que não tinha medo de nada e que era a única dentre todas as mulheres do cangaço, que realmente empunhava o fuzil ou a mauser, pronta para a batalha, nossa famosa Dadá. Mas, todos sabem qual a origem do nome Dadá? Vamos recorrer ao escritor Antônio Amaury em seu livro "Gente de Lampião - Dadá e Corisco"...


"Outra ocasião Corisco está com Ferrugem quando passa Sérgia. O cabra olha e se lembra: - A sussuarana é paricida cuma noiva qui eu tinha. Era bunita , o nome era Darvina, mas a gente chamava ela di Dadá"

Dadá... Dadá. É assenta bem


Desse dia em diante, para todo o sempre, ninguém mais chamou Sérgia pelo nome, nem pelo apelido de Sussuarana. Ficou sendo Dadá."

Fonte: 
"Gente de Lampião - Dadá e Corisco" - Antônio Amaury Correa de Araujo

Pois sim, a origem de um dos nomes mais famosos do Cangaço, a valente Dadá, se deu a partir do nome de uma namorada de um dos cabras do grupo do Capitão Corisco, Ferrugem, a jovem sertaneja Darvina, que certamente nunca soube que foi na verdade, a "musa inspiradora" do nome que viria a marcar a presença da mais valente cangaceira de que se tem notícia; Sérgia Ribeiro da Silva, a Dadá de Corisco.

Manoel Severo





Um comentário:

  1. Anônimo21:05:00

    Muito interessante......sera' que Dada' andou pelos lados de Patamute', na Bahia por aqueles tempos? Sou Nelson, filho de Delanidia Mattos Cano (Didi) que nasceu em Patamute' e conta que Lampiao rondava a regiao na epoca...... ( veja PATAMUTE'-BAHIA no Facebook )

    ResponderExcluir