Seguidores

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Existia amor no Cangaço?

Por: Paulo Moura
Paulo Moura, Manoel Severo e Ângelo Osmiro

Esta intrigante frase, no meu entender, já por si só se responde. Escrevendo sobre um tema deste, me vem à memória frases de efeito que muita gente já leu por aí: 
Seria um: “Quem casa, quer casa”. Ou então: “Quem ama as rosas suporta os espinhos”, e  eu fico aqui a imaginar, será que era fácil se amar naqueles anos de chumbo, de fome, de seca, de correrias e de sofrimentos constantes? Debaixo de chuva, do sol escaldante, dormindo em cima de pedregulhos, sobressaltados, com medo! 

O sertanejo, devido ao tipo de vida que leva, diante da rusticidade do meio e das privações diárias é um ser que aprendeu a conviver com a falta de recursos e, conseqüentemente, com o sofrimento. Ainda temos a acrescentar que a rusticidade sertaneja está impregnada em seu ser. Herança de gente valente e guerreira. O amor que brota dele é natural. Ele ama o sertão amanhecendo, ele se emociona com a chuva que cai, com o sol se pondo e até mesmo com uma bela poesia. Mas a sua marca maior é aquela do ser rústico que deu-lhe a pecha de “Cabra Macho”.

imagem: cordelparaiba.blogspot.com

Daí eu fico a lembrar um verso lido por D. Helder Câmara, no CD Missa do Vaqueiro, do Quinteto Violado. Ele diz: “Vaqueiro meu irmão vaqueiro, pareces feito de pedra e no entanto tens voz e tens coração. Teu coração não anda se derramando, mas quando ama, ama!” Não quero afirmar aqui que um Canário de Adília a amava. Também não vou arriscar dizer que ele Não a amava. Pois eu não saberia dar a medida certa do amor que ela não recebeu. Acho que o que mais valia naquele tempo para um casal cangaceiro conviver dentro do mato era o companheirismo. A cumplicidade. Cumplicidade esta vista em Dadá de Corisco, em Maria de Lampião.  Essa era uma forma de amor. 

O amor de Durvinha por Virginio, como bem falou o João de Souza, que mesmo nos seus últimos dias de vida, casada com outro homem, jamais escondeu seu sentimento pelo primeiro companheiro. O amor do facínora Gato que, enlouquecido, entra na cidade de Piranhas para resgatar sua amada Inacinha das mãos da volante. Amor ou loucura? Então, neste interessantíssimo debate (EXISTIA AMOR NO CANGAÇO?) eu quero deixar minha humilde opinião, dizendo: Sim! Existe amor em TODO canto. Até mesmo no cangaço.

Paulo Moura, Poeta, Cordelista e Escritor
Sócio da SBEC

"Cariri Cangaço"




Nenhum comentário:

Postar um comentário