Seguidores

terça-feira, 27 de maio de 2014

Félix da Mata


Era pardo, alto, desdentado, apresentando ter trinta e cinco anos de idade no ano de 1925. Residente na localidade Mata Redonda, situada no município de Triunfo, Estado de Pernambuco. 

Fez parte do grupo que  assaltou em 1927. Assaltou com seu grupo a cidade de Triunfo e tornou-se famoso.

Esteve ligado aos acontecimentos dos Sítios Alagoa do Serrote e Caboré, ambos no município de Princesa, Estado da Paraíba. O cangaço não se resume à figura de Lampião.

ADENDO: - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Em 13 de Junho de 1927 Lampião e seu bando tentaram saquear a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, mas não conseguiram levar nada. O que aconteceu foi que Lampião saiu no prejuízo, deixando para trás 2 dos seus comandados. O cangaceiro Colchete ficou morto no meio da Rua, no centro da cidade, e o cangaceiro Jararaca ficou baleado, sendo capturado no dia seguinte e dias depois foi assassinado pelos policiais.

Foto do túmulo do cangaceiro Jararaca em Mossoró. Observe que por traz tem um túmulo. É o túmulo do cangaceiro "Asa Branca"

Mossoró enterrou 3 cangaceiros, sendo eles: Colchete que até hoje ninguém sabe o local da sua sepultura. O cangaceiro Jararaca e Antonio Luiz Tavares, o cangaceiro "Asa Branca". Este era paraibano. Mas este faleceu naturalmente, já acima dos 80 anos, na década de 80.

Fonte: Facebook
Página: Beto Maia.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo08:48:00

    Caro Pesquisador Mendes: O meu bom-dia
    É o que sempre lhe digo: A Saga do Cangaço é uma história interminável. Sempre surgindo novas informações e novas imagens para o enriquecimento da literatura cangaceróloga. Você vem descobrindo com os demais pesquisadores, novidades que não conhecíamos, como é o caso da foto do cangaceiro Felix da Mata, que eu creio não estar naquela grande relação de mais de duzentos nomes que temos arquivada. Essas novas informações têm colocado seus neurônios em plena atividade.
    Parabéns e agradecido aos companheiros que lhe enviam textos e imagens tão importantes. É A ÚNICA COISA QUE POSSO DIZER.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir