Seguidores

terça-feira, 27 de maio de 2014

FOTO DO PRIMEIRO BANDO DE LAMPIÃO, EM 1922...


IDENTIFICAÇÃO: grande pesquisador HILÁRIO LUCETTI

Francisco Pereira Lima - professor Pereira disse:


"- Quando falamos do historiador e escritor Hilário Lucetti, sempre vem a memória do seu livro em co-autoria com Margébio de Lucena, "Lampião e Estado Maior do Cangaço". Um excelente livro, que está esgotado e necessitando uma 3ª Edição, para o bem da história do Cangaço. Sempre recebo solicitação dessa obra e não tenho como atender".



"- Primeiro à direita é Livino Ferreira. Aliás, as duas únicas fotos do cangaceiro Livino que tenho conhecimento, foram tiradas neste dia. Fazenda Pedra município de Triunfo. Provavelmente Outubro de 1922. O segundo da esquerda para direita é o cangaceiro Criança (João Dedé) irmão de Baliza (José Dedé) É isso mesmo,Sousa Neto".

Paulo Guerra disse:


"- Não entendi o primeiro a direita sentado ou em pé?"



"- Livino estaria atrás de Cajueiro e Criança atrás de Antônio Rosa Jorge Remígio?"  Realmente eles usam o rifle 44. E a maioria parece ser o tipo "cruzeta" (e não o "papo amarelo"). Era o preferido pelos cangaceiros. Os fuzis vieram apenas em 1926 quando receberam na visita ao Juazeiro-CE".

Sousa Neto disse:


“-  Isso mesmo amigo Jorge Remígio. O segundo na fila do meio, atrás de Antônio Rosa ou Toinho do Gelo como também era chamado. Tinha feições de Criança, daí o apelido”.

Fonte: https://www.facebook.com
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo10:39:00

    Parabéns Mendes ao ACERVO VOLTA SECA e ao identificador dos nomes de cada cangaceiro. E parabéns a tantos outros que vêm realizando com dedicação e muito trabalho, pesquisas sobre a Saga do Cangaço para as gerações futuras.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir