Seguidores

terça-feira, 27 de maio de 2014

A Chacina da Família Salinas e a Caravana Cariri Cangaço

Por Manoel Severo
Caravana Cariri Cangaço na fazenda Almesca da família Salinas

Manoel Francisco de Brito era o nome do sertanejo conhecido por Manoel Salinas; trabalhador da roça, pai de grande prole de 10 filhos. Manoel Salinas viria a ser uma das vítimas de mais uma selvagem chacina perpetrada por Lampião. Existem duas versões sobre a origem da vingança do rei do cangaço contra a família de Salinas.

Uma delas dá conta que Salinas chegou a exercer o cargo de inspetor de quarteirão e que havia açoitado até a morte um parente do cangaceiro Labareda e logo depois teria se mudado com toda família para Jeremoabo, mais precisamente para a fazenda Almesca, cerca de 18 Km da cidade. Labareda junto ao chefe maior do cangaço teria se deslocado até a referida fazenda em busca de vingança, tendo provocado a morte de Salinas e mais seis pessoas.

Zé Perninha, vaqueiro atual da fazenda Almesca
Antônio Gama e a Chacina dos Salinas

A outra versão, que inclusive consta no livro Lampião em Sergipe, do Mestre Alcino Alves Costa, conta que Salinas havia recebido um bilhete de Virgulino pedindo dinheiro, de imediato partiu para Jeremoabo em busca de auxílio da força volante. Lampião descobriu a artimanha do sertanejo e armou o bote fatal que iria levar a morte sete pessoas ligadas a família Salinas. Considerando uma ou outra versão, o fato é que durante a seca de 1932 Manoel Salinas acertou uma farinhada em sua fazenda Almesca juntamente com filhos e amigos, no dia acertado quando estavam todos na labuta são cercados pelo bando de Lampião.

O suplício teria sido penoso e o flagelo a que foi submetido o pai de família foi doloroso. Três de seus filhos foram mortos, juntamente com mais três amigos que estavam na farinhada, e Salinas depois de torturado foi levado até a fazenda Bandeira onde foi morto e teve seu coração retirado do peito e colocado ao lado do corpo mutilado, como "exemplo" para os traidores...

Juliana Ischiara com o que restou da fazenda Almesca


Pela primeira vez pisávamos aquele chão marcado com sangue de sertanejos inocentes...


A beleza do lugar contrasta com a selvageria da chacina, no lugar da antiga casa da fazenda e da casa de farinha, apenas escombros, as roças de mandioca se transformaram em pasto para o gado e as poucas pessoas antigas do lugar ainda lembram daquela que foi um das mais famosas chacinas em terras baianas.

Manoel Severo

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2012/02/chacina-da-familia-salinas-e-caravana.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário