Seguidores

quarta-feira, 2 de março de 2016

O BATIZADO DE "VIRGULINO"


Naquele tempo, os pais pouco davam importância de registarem os filhos em cartório.

Isso dar uma tremenda dor de cabeça aos pesquisadores que seguem a senda de um personagem histórico.

As pessoas davam mais vazão para o Batismo, para que seus filhos não ficassem pagãos.

A mortalidade infantil era tanta, que muitos batizados só tinham o objetivo do filho não morrer “Pagão”.

Às vezes os pais eram ‘moradores’ de determinado latifundiário, coronel, e o mesmo apoiava determinada pessoa nas eleições. Então, o patrão se 'acercava' dos moradores e impunha seus votos. Os adolescentes já taludos eram mandos aos cartórios para que fossem registrados, porém, a data do nascimento que se colocava no documento, tinha que dar certo para que o registrado pudesse dar seu voto.

Isso causou uma desordem nas idades das pessoas muito séria. Mas, fazer o quê? Mandavam os poderosos, os mandados, com juízo e sem coragem, aceitavam.

Os registros do batizado de Virgulino estão lavrados no Livro de Termo de Batismo da Paróquia de Floresta - PE, que faz parte da Diocese de Pesqueira – PE. Ou pelo menos, na época fazia.


Assim reza o escrito no livro paroquial: “Certifico que, revendo os livros de termos de batizados realizados nesta paróquia, foi encontrado o teor seguinte: Livro 15; fls. 146, do ano de 1898, a três de setembro do mesmo ano, na Capela de São Francisco. Batizei solenemente a Virgulino, nascido a 04 de junho de 1898, filho legítimo de José Ferreira e Maria Vieira da Soledade, desta freguesia. Foram padrinhos: Manoel Pedro Lopes e Maria José da Soledade. Do que mandei passar este termo que assino: Pe. Cônego e vigário Joaquim Antônio de Siqueira.” (Lampião – Memórias de um Soldado de Volante – LIRA, João Gomes de.)

A Capela de São Francisco, onde Virgulino foi batizado, hoje, encontra-se submersa pelas águas da barragem da Serrinha, no município de Serra Talhada – PE, onde, com os amigos Edinaldo Leite e Marcos Brito, fomos pescar por diversas vezes.

Como todo sertanejo, pajeuzeiro, ou de outra localidade qualquer, ele foi batizado. Ninguém nasce ‘bandido’. Torna-se por ‘n’ razões ou, pior, o forçam a tornar-se... em outro lugar qualquer, mas, também nas quebradas do Sertão.

Fonte/foto Ob. Ct.

Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário