Seguidores

sábado, 10 de junho de 2017

DATA VENIA, MERITÍSSIMO

Por Edson Alencar

No dia 13 de Maio último dr. Onaldo Queiroga publicou no jornal Correio da Paraíba a crônica intitulada O Médico e a Tempestade, página A6, canto inferior direito. Conta ele ali de uma noite de muita chuva, raios e trovões em Pombal, cuja consequência foi uma pessoa morta e duas outras seriamente feridas. O fato lhe foi narrado pelo pai, o desembargador Antônio Elias, então contando 12 anos de idade, pela data fornecida: Março de 1948(na verdade só a 17 de agosto daquele ano os completaria).Antônio Elias acompanhara o irmão médico, dr. Avelino, no atendimento às vítimas.

Eu gostaria de fazer alguns esclarecimentos. A pessoa que perdeu a vida, a sogra de Chico Galego(Francisco Freitas Nóbrega 1929 - 1989),era minha tia - avó e chamava-se Deolinda Maria de Alencar(foto),familiarmente tratada pelo velacho de Dulú; nascida aos 04 de dezembro de 1908 e falecida a 22 DE ABRIL DE 1949,VITIMADA POR UM RAIO, tal como o sacristão Carlos e o trapezista do Circo Nerino, estes últimos tendo mais sorte sobreviveram.


Em depoimento à filha Fabiana, a meu pedido, tia Cecília Alencar fornece importantes detalhes do ocorrido. Deolinda fora a um ato religioso na rua João Pessoa. Estava bonito pra chover, preparado. Finda a cerimônia, ela e outras pessoas voltaram para casa. Começou a chover e elas foram abrigar-se na casa de Gertrudes, que fazia colchões, e ficava junto da galeria da Brasil Oiticica, a " ponte “, como chamavam. Foi aí que o raio a atingiu e ás outras pessoas (inclusive a dona da casa). Deolinda morreu instantaneamente.Tia Dulú, continua a depoente, morava aqui na rua Nova, numa casa pegada à das Fontes (Chiquinha, Naninha, Cláudia),do lado da igreja.

Em A União de 26 de abril de 1949, página 3, encontrei este registro do fato, que reproduzo na íntegra:

CHOVE TORRENCIALMENTE EM POMBAL.

Em consequência da queda de uma faísca 14 pessoas foram feridas - A ação do corpo médico local

Chuvas torrenciais estão caindo em diversos municípios sertanejos com fortes trovoadas e relâmpagos.

Ontem, recebemos dois despachos telegráficos procedentes de Pombal, comunicando-nos que aquele município está sob o mais forte temporal, cujas consequências foram desastrosas para a população.

Transcrevemos abaixo os referidos despachos, enviados pelo nosso correspondente naquele município:


POMBAL,25 - Comunico que ontem à noite, forte chuva caiu nesta cidade, acompanhada de trovoadas e relâmpagos, tendo em consequência da queda de uma faísca, falecido a sra. Eulina Maia Alencar {erro do correspondente ou de impressão?}, esposa do comerciante Antônio Felinto {de} Souza, ficando enfermas as srtas. Geni e Genilda Alencar, filhas do referido casal.


Ficou enferma ainda a mulher Wildrudes Maria {outro deslize; era a dona da casa}, a qual está fora de perigo, dada a eficiente ação do corpo médico desta cidade. Houve outras vítimas.


14 Pessoas Acidentadas

POMBAL,25 - Informo sobre as chuvas caídas ontem, neste município, que o total de pessoas acidentadas em consequência da faísca elétrica do relâmpago, é de 14 pessoas, duas, segundo informações, em estado grave. Irei relacionar os nomes das pessoas {se fez isso, não foi publicado}.

Temos desse modo 14 vítimas e não três. E uma dúvida sobre a hierarquia dos fenômenos naturais: vem primeiro o trovão - como registra o jornal - ou o raio? Eu aprendi que a luz é mais rápida que o som. Portanto a primazia é do raio. Se o correspondente não fosse tão obtuso, teria aproveitado o título do segundo telegrama para mandar a lista com o nome das mesmas. Porque reparando bem o segundo já está contido no primeiro. Santo despreparo, Batman! E esses dois dias de diferença entre a data da morte e a atribuída ao aguaceiro? Não me dizem nada. Inclino-me para as informações ouvidas da boca da filha Genilda, viúva de Chico Galego, ditas no terraço de minha casa, e coincidentemente acompanhada dessa sua irmã mais velha Geni (1928 - 2013). É o quanto me basta.


Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário