Seguidores

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

GROTA DE ANGICO

Por Paulo George Pereira

1 - Todo comando do Estado de Alagoas sabia dos "negócios " entre o tenente João Bezerra e Lampião.

2 - O fazendeiro Zé das Emendadas (fazenda emendadas) vivia acuado, pois a polícia desconfiava dele ser coiteiro de Lampião, e ele marcou um encontro com o tenente José Lucena em Santana do Ipanema-AL, por segurança na sua vida, o fazendeiro marcou o encontro na casa do Padre Bulhões, na presença de sua mãe. O fazendeiro afirmou que não estava aguentando mais matar tanta galinha e bodes para a polícia e cangaceiros. Disse que várias vezes Lampião e o tenente João Bezerra passava toda noite em sua fazenda jogando baralho numa grande mesa da sala, até o dia amanhecer.

3 - O Alto Comando de Alagoas deu ordens severas ao tenente José Lucena que "resolva isso de uma vez por todas".

4 - Lucena procura João Bezerra e lhe diz que ele tem uns dias para resolver tudo aquilo, se não, seria expulso da polícia.

5 - Tenente João Bezerra procura o rapaz Pedro de Cândido, rapaz que Lampião gostava e confiava, e o convence a levar veneno para barraca de Lampião, pois Lampião confiava muito nele.

6 - Pedro de Cândido vai até a cidade e compra veneno para matar raposa, que era vendido com facilidade a fazendeiros.

7 - Pedro sob ameaça leva os mantimentos para o Angico, e lá toma umas doses da bebida, fazendo com que Lampião não desconfiasse de veneno. Na manhã do dia 28 de julho, Maria Bonita coloca a panela de barro no fogo e prepara o café. Lampião com um caneco com água, lava a boca com três goles, com o café preparado, Lampião ao tomar dois goles, solta o copo e saí às pressas para a tolda (barraca) com a mão no estômago. O cangaceiro Patury o acompanha, seguido por Maria Bonita que se reclamava que a boca estava ardendo. Chegando na barraca, Lampião deita na rede, com os pés fora, e já revirando os olhos. Maria Bonita grita: "corre, Luiz edro, Lampião tá morrendo". Luiz Pedro ao chegar, grita que Lampião está morto.

8 - A volante estava nos arredores e com a gritaria dos cangaceiros, iniciam os tiros.

9 - Bezerra não participou do tiroteio forjado do Angico, ficou de fora, esperando a hora do veneno dar efeito, depois desceu.

10 - Pedro de Cândido e seu irmão Durval rosa estiveram no Angico na mesma semana, com uma preciosa carga no lombo de jumentos, a carga era muitas balas novas, enviadas para Lampião por João Bezerra.

11 - Os rapazes das canoas que desceram com a volante de Piranhas para o Angico, receberam ordens de voltarem para o lado alagoano (talvez para não perceberem nada).

12 - João Bezerra ao chegar no hospital em Maceió, o exame constatou que ele não foi baleado na perna em momento algum. Bezerra fingiu está baleado par forjar um tiroteio.

13 - Depois do ataque (que nunca existiu) no Angico, Pedro foi incorporado na polícia de Alagoas, como cabo, promessa de Bezerra, caso o plano desce certo.

14 - Alguns soldados embriagados, soltaram a língua na região, que foram para o Angico atirar em defuntos.

15 - Pedro de Cândido disse ao fazendeiro Gerson Maranhão (primo de Lucena), que levou veneno para barraca de Lampião e que ele (Lampião) morreu foi envenenado.

16 - Gerson Maranhão procura seu primo Lucena e conta que Pedro de Cândido estava conversando demais. Tenente Zé Lucena diz que vai dar um jeito no Pedro.

17 - Pedro de Cândido tinha uma companheira em Piranhas de Baixo, e numa noite, Pedro ao retornar, foi atacado por um homem que desferiu 19 facadas, o homem foi preso, absorvido e desapareceu misteriosamente..., queima de arquivo?

18 - Sargento Aniceto que esteve no Angico, não ficou satisfeito com o acordo de Bezerra, que lhe prometeu os bornais de Maria Bonita cheios de joias, e falava que Lampião foi envenenado. Foi expulso da polícia ,por disciplina, terminou matando a mulher, foi preso e sumiu misteriosamente.

19 - Depoimentos do valente e temido Nazareno Euclides Flor, diz que esteve no Angico com alguns soldados, e vendo os corpos sem cabeças, conheceu o corpo de Lampião. Pediu ao soldado que abrisse a camisa. Feito isso, viu o sinal embaixo do peito esquerdo que Lampião tinha. Euclides Flor disse que o que chamou a atenção dele e de todos, foi a quantidade de urubus morta ,e outros sem poder voar, por comerem as víceras dos defuntos. Euclides se emocionou e um dos soldado perguntou por que aquilo. Ele respondeu emocionado que: "- um homem valente da qualidade de Lampião era para morrer brigando, não traído envenenado.

20 - Os legistas de Maceió, ao realizarem exames nas cabeças de Lampião e Maria Bonita, não divulgaram o resultado. Foi guardado em segredo por décadas, depois os jornais divulgaram o resultado da autopsia, "veneno..."

21 - Lampião tão esperto que era, como iria ser abatido tao rápido com sua fiel companheira e mais 9 pessoas, e bem próximo, como a polícia relatou que chegaram bem perto da tolda?

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cada leitor que faça a sua análise sobre o material do pesquisador do cangaço Paulo George Pereira

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=157128994891635&set=a.102315577039644.1073741828.100017836055765&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário