Seguidores

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

HOMENAGEM PÓSTUMA AO AUTOR DO LIVRO “CAMINHOS DE LAMPIÃO”, RUBENS ROCHA

Por Sálvio Siqueira

Vimos, em nome de todos os associados, mui solidariamente prestarmos homenagem ao ilustre escritor e colunista baiano Rubens Rocha.

Rubens era Licenciado em História pelo Instituo de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Salvador, membro da Academia de Letras e Tucano e membro titular da Academia de Letras Municipais do Brasil, hoje, partiu para uma nova dimensão.


O que difere o escritor do resto dos profissionais não é apenas a necessidade incontrolável de escrever ou “a vontade crescente de transformar folhas rabiscadas em retratos magníficos do cotidiano”.

O escritor, as vezes, sem saber como continuar com as informações colhidas no decorrer do seu trabalho de campo, sem conseguir manter a cabeça no mundo real, precisa, com urgência, transportar toda informações para sua amiga, uma folha de papel. Porém, por vezes ao escrever alguma frase, depois ao lê-la, tem a certeza de que não vira nem citação de Facebook.

“O escritor é o cara que, comumente, bate com a face em muros e com o dedão em pedregulhos maiores do que meteoros. E, tais colisões não acontecem por distração, pelo contrário, acontecem, pois os escritores são viciados em observar, atentamente, a forma específica que o desconhecido de cicatriz na cabeça segura a cintura da desconhecida de pescoço longo e nariz de batata.

Os escritores enxergam as entrelinhas das entrelinhas do dia a dia e pescam, com maestria, as miúdas ações capazes de desencadear os mais grandiosos sentimentos. Eles são capazes de ouvir falas que nem sequer foram ditas e de escrever diálogos que fazem com que os leitores sintam-se grampeados e internamente filmados.”

Em nossa humilde opinião, a mais importante característica de um escritor é a capacidade de reconhecer e de colocar “peculiaridades universais” no papel.



https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/?multi_permalinks=1850368265275676&notif_id=1510264647904758&notif_t=like

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário