Seguidores

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

TEXTO SOBRE O CANGACEIRO ANTONIO SILVINO


Do acervo do pesquisador Antonio Corrêa Sobrinho

TEXTO que extraio do jornal "A República" (RN), de 28.01.1907, sobre o cangaceiro ANTÔNIO SILVINO, quando ele ainda em atividade criminosa.

O “Jornal Pequeno”, do Recife, publicou os seguintes interessantes episódios e anedotas, que circulam no interior deste e dos vizinhos Estados do Sul, acerca da personalidade do célebre bandido Antônio Silvino, cujas façanhas constituem verdadeiras lendas.

Eis alguns dos mais notáveis:

José Paulo, vaqueiro do fazendeiro Luna, foi encontrado na estrada por Antônio Silvino e seu grupo. – Levas aí dinheiro? – Pergunta Antônio Silvino.

O vaqueiro mostrou-lhe uma bolsa contendo vários contos de réis, que levava para o seu patrão.

Antônio Silvino pediu-lhe 200$ ao que não acedeu o vaqueiro, dizendo que era melhor levar todo o dinheiro, pois ninguém acreditava que ele, Antônio Silvino, tivesse levado apenas tão diminuta importância.

Não aceitando a proposta, o vaqueiro quis dar-lhe 20$000, dinheiro seu que levava a parte.

Antônio Silvino aceitou apenas 10$000, ficando José Paulo com a metade.

Outro: - Quando Antônio Silvino esteve em Pilar, Paraíba, em casa do coronel Napoleão Duarte, este deu-lhe 250$000 em cédulas, sendo uma de 200$000 falsas.

O comendador fez propalar pela imprensa e por toda parte que Antônio Silvino lhe extorquira importante quantia, de muito superior à que realmente lhe dera.

Chegando o fato aos ouvidos do célebre cangaceiro, este mandou o seguinte recado:

“Diga ao comendador Napoleão que eu um dia voltarei ao Pilar para trocar a cédula falsa e buscar o resto da quantia que ele diz ter-me dado. ”

Escusa dizer que o comendador Napoleão, devido a este recado, esteve bastante tempo intranquilo.

Ainda outro: Há poucos dias chegando a uma venda, Antônio Silvino gritou para o dono desta:

“Se aqui chegasse Antônio Silvino o que lhe fazia?

- Dava-lhe um copo de cerveja, exclamou o vendelhão, que o não conhecia.

- Então bote, concluiu Silvino, pois está falando com ele.

Mais outro: Quando, há poucas semanas, esteve Silvino em Alagoa Nova, em companhia das principais autoridades do lugar, como sejam o juiz municipal, o delegado de polícia e o promotor público, angariou entre os moradores a importância de 500$000.

Dias depois, um deputado estadual paraibano, com quem andara Antônio Silvino angariando espórtulas naquele lugar, informou que jornais da capital que o célebre bandido lhe levara 5:000$000 e cometera desatinos.

Consequência: Silvino mandou-lhe um recado dizendo que fizesse a retificação, ou então iria buscar o resto do dinheiro.

No outro dia, no “Comércio”, da Paraíba, apareceu a retificação pedida, dizendo-se que o dinheiro adquirido por Antônio Silvino foram apenas 500$000 e que o famoso quadrilheiro se portara corretamente, não ofendendo a pessoa alguma.

Não sabemos ao certo se foi este deputado ou um outro influente chefe político do mesmo lugar que deixou a família em sua fazenda, convicto de que nada lhe sucederia visto estar garantida por Silvino.

Imagem que trago do Blog de Carlos Costa.
https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário